Com a participação inicialmente de pelo menos quatro partidos de Direita que se juntam, as eleições municipais de 2020 começam a se desenhar em Araraquara: Podemos, Patriotas, PSC e PRTB, são agremiações que anunciam união para combater o PT de Edinho Silva. Não está descartada a possibilidade da chegada de outras siglas ao longo do caminho. Partidos de expressão como PSDB e MDB, de centro-direita, ainda não se manifestaram.

A reunião realizada na manhã deste sábado (28) serviu para anunciar a indicação de Nelson Brito dos Santos para a comissão provisória do PRTB, partido que tem como fundador e presidente nacional, Levy Fidelix, que considera estar levando a agremiação à patamares mais elevados do poder, após a diplomação do general Hamilton Mourão como vice-presidente de Jair Bolsonaro.
Também o PSC (Partido Social Cristão), criado em 1990, alinhado à direita e sob a presidência do Maestro Chérem só aguarda a entrega da nominata (lista dos componentes do partido), para integrar definitivamente o que chamam de Movimento Pró-Morada, cuja logomarca começa a circular nos meios políticos e que seria o ponto de partida para o seu fortalecimento coletivo.
Welton Travessolo, presidente do Podemos – antigo PTN – que se projetou nacionalmente com a adesão e candidatura de Álvaro Dias para a presidência da República no ano passado, ao participar da reunião deste sábado estava acompanhado de Walter Romão que tem se apresentado como um dos interessados em disputar as eleições de 2020.
Já o Coronel Wagner Prado, embora não esteja filiado a partidos políticos, é o nome que figura como um dos pré-candidatos ao pleito municipal ao lado do ex-vereador Luís Cláudio Lapena Barreto, o doutor Lapena. “O Prado não tem partido definido ainda, inclusive por ainda estar na ativa e disse que só se pronunciará sobre vinculação partidária” depois de abril do ano que vem”, comentou Nelson Gritti que está chegando ao PSC. Segundo consta, PSC e PRTB são partidos que já apoiam Prado para sua pré-candidatura. Ao movimento junta-se o doutor Lapena, que em junho filiou-se ao Patriota em cerimônia que marcou os sete anos de existência da agremiação no país.
Já sobre o doutor Lapena, o presidente do Patriota, Pedro Monteiro, durante a reunião comentou que sua presença engrandece o partido por conta do seu comportamento político em nossa cidade: “Lapena, é um Patriota, que instituiu a Lei da Ficha Limpa em Araraquara”, destacou o líder do partido.