Uma ação da Polícia Militar Ambiental de São Carlos, nesta terça-feira (30), dando cumprimento ao mandado de busca e apreensão que sinaliza para caça ilegal, possibilitou a apreensão de armas e equipamentos utilizados por caçadores.
Segundo consta uma equipe de militares voltados para o meio ambiente foi até a área rural do município de Ribeirão Bonito/SP, na Fazenda Ipê, para atendimento de uma denúncia sobre caça ilegal.
No local foram localizados e apreendidos: 01 espingarda cal. 32 – sem marca aparente, 01 espingarda de ar comprimido adulterada para arma de fogo – sem marca aparente, 73 munições deflagradas de calibres diversos, 09 munições intactas de calibres diversos, 08 potes contendo chumbo, 03 potes armazenando pólvora, 02 potes com espoletas, 04 canhãozinhos aptos para uso, 02 baleiros, 01 alçapão, 01 batedeira, 02 redes de caça, 01 espinhel, 30 redes de nylon totalizando 241,8 metros, 04 tarrafas e 01 couro de cobra.
Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao indiciado por posse ilegal de arma de fogo, sendo ele e os objetos foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Ribeirão Bonito, onde o Delegado Adriano Callsen Alexandrino ratificou a voz de prisão, bem como efetuou a apreensão dos objetos, ficando o indiciado à disposição da Justiça.
Em decorrência da posse do couro de cobra, foi confeccionado em desfavor de M. P. o auto de infração ambiental na modalidade multa simples no valor de R$ 500,00; “por ter em depósito produtos da fauna silvestre nativa, sem autorização da autoridade ambiental competente”, incorrendo no disposto do Art. 25, parágrafo III, inciso III da Resolução SIMA nº 05/2021, além de responder com base nos Artigo 29, parágrafo 1º, inciso III, da Lei Federal n°9605/98.