Home Cidade

Campanha “Toda criança tem o direito de comer, e bem” chega a Araraquara

Iniciativa do Programa Alimentar o Futuro pretende conscientizar e combater a insegurança alimentar na região

11
Em São Paulo, quase 7 milhões de pessoas enfrentam a fome, uma realidade que afeta especialmente a infância e compromete o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional

Outdoors, spots de rádio e até carros de som vêm trazendo uma nova mensagem pelas cidades de Araraquara e região: “Toda criança tem o direito de comer, e bem”. É a nova campanha do Programa Alimentar o Futuro, uma iniciativa do Conselho de Responsabilidade Social da FIESP em parceria com CIESP e SESI-SP.

Com foco em crianças de 0 a 10 anos dos municípios da região de Araraquara e Vale do Ribeira, onde o programa realizar seu projeto-piloto, o objetivo é transformar a realidade da insegurança alimentar, que atinge 1/3 dos lares com crianças no estado, comprometendo o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos pequenos. A mensagem-chave da campanha ressalta a importância da alimentação de qualidade como o primeiro passo para um futuro melhor.

O Alimentar o Futuro atua como um catalisador para a implementação de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), integrando o setor industrial, a sociedade civil e o poder público. Sua atuação está estruturada em cinco eixos principais: vigilância em saúde alimentar, fortalecimento das políticas municipais de SAN, estímulo à alimentação escolar saudável, criação do Observatório Estadual de SAN na Infância, e incentivo ao engajamento do setor privado.

FORTALECIMENTO DA SAN E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM DESTAQUE

Desde agosto, o programa está realizando a avaliação dos cardápios escolares dos 26 municípios da região de Araraquara para garantir que atendam aos requisitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Outras ações em curso incluem a adesão dos prefeitos à iniciativa e assessoria para adesão das cidades ao SISAN – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Atualmente, apenas a cidade de Araraquara, entre as 26 da região, adere ao sistema federal.

Além das avaliações, o Programa Alimentar o Futuro desenvolve campanhas educativas, cursos formativos para nutricionistas e cozinheiros, materiais didáticos e e-books e eventos presenciais e online sobre alimentação saudável na infância e os desafios para colocá-la em prática.

COMPROMISSO COM O FUTURO DAS CRIANÇAS

O Programa Alimentar o Futuro reafirma seu compromisso de trabalhar em conjunto com prefeituras, escolas e a sociedade para transformar a alimentação infantil em um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável. Por meio das ações planejadas, pretende garantir que toda criança não apenas tenha acesso à comida, mas que essa comida seja nutritiva e adequada às suas necessidades.