Já está protocolado na Câmara Municipal de Araraquara, desde a última sexta-feira (15) requerimento que pede informações da atual administração sobre denúncias do uso indevido de veículos oficiais por servidores públicos municipais. O autor do pedido é o vereador Lineu Carlos de Assis, do Podemos, mencionando um Volkswagen Polo Sedan, na cor preta, que após pesquisas, foi identificado estar lotado na Secretaria da Saúde.
O parlamentar assegura que por duas vezes nas últimas semanas, situações deste tipo – uso indevido dos carros oficiais – já ocorreram, mencionando as datas de 21 de agosto e 15 de setembro. No primeiro caso, a Prefeitura Municipal se manifestou garantindo a abertura de um PAD, que é um processo administrativo disciplinar; a segunda ocorrência deve seguir a mesma orientação.
O vereador assegura que – nos fatos noticiados no dia 15/09/2023, o veículo citado teria permanecido das 14h às 18h nas proximidades do Clube Náutico. Agora, ele quer saber se já foi apurado se a passageira que estava junto ao motorista também é servidora? Além da resposta para esse questionamento, Assis quer saber se – a Prefeitura Municipal faz e de que forma é feito o controle de saída e entrada dos veículos e, caso afirmativo, enviar os respectivos horários do veículo em questão, no dia 14/09/2023.
As denúncias foram feitas por uma emissora de rádio e ambos os casos mostram evidências de que os ocupantes dos veículos estariam supostamente em situações duvidosas que comprometem o Poder Público, inicialmente em um Volkswagen Polo Sedan, na cor preta (21/09); depois, Ford Fiesta Sedan, na cor prata (14/09), os dois sendo utilizados de forma inadequada, dentro do período do expediente.
Ao programa Jornal da Morada, argumentou o vereador, foram enviadas fotografias mostrando o uso dos veículos. “Sobre o PAD aberto para investigação dos fatos noticiados no dia 21/08/23, favor informar o que foi apurado e qual foi o desfecho do processo e em ambos os casos, qual a justificativa narrada pelo usuário para a utilização do veículo municipal nos locais em que foram fotografados?”.
A Prefeitura Municipal tem um prazo para dizer ao vereador se – os carros oficiais estariam em serviço ou se, em horário de expediente público, foram utilizados para encontros supostamente amorosos ou práticas sexuais, como chegou a ser insinuado pelo denunciante.