Na próxima sexta-feira (29), o auditório principal do Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) receberá o encontro “Araraquara contra os maus tratos”, evento realizado em uma parceria da Prefeitura de Araraquara com a Câmara Municipal e a Associação de Proteção Animal Abraça Vidas. O propósito é trazer a conscientização e celebrar as ações do Abril Laranja, que é o mês da prevenção aos maus-tratos com animais.
A vereadora Luna Meyer (PDT), organizadora do evento na posição de presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Urbano Ambiental e Defesa e Proteção Animal da Câmara Municipal e autora da Lei Municipal 10.184, que incluiu o Abril Laranja no calendário oficial de eventos do município, enfatiza que desde setembro de 2020, a Lei Sansão, que determina pena de até quatro anos de prisão para quem praticar maus-tratos a animais, passou a vigorar em todo território nacional. “Desta forma, casos de violência contra animais e abandono comprovados agora devem ser reportados diretamente para a polícia através de BO e ligação para o 190. Além disso, temos muitos outros serviços diferenciados para animais na cidade de Araraquara que a população muitas vezes nem imagina que existem. O ‘Araraquara contra os maus-tratos’ vem com o objetivo de divulgar essas políticas públicas e dar também visibilidade aos grupos que atuam na proteção animal da cidade”, explica.
A programação terá início às 17h30 com a Exposição “Causa animal” no saguão do CEAR, onde as principais entidades ligadas ao tema na cidade apresentarão seus trabalhos. Estão confirmadas as participações de representantes da Coordenadoria do Bem-Estar Animal e das associações Abraça Vidas, AAPA, Acãochego da Tuka, Casa dos Gatos, GIPAMA, Projeto #MeAdote, Rua dos Gatos e Time dos Vira-latas.
Às 18h, o deputado estadual Bruno Lima (PP), palestrante convidado que possui destaque por apoiar a causa animal, conversará com os presentes antes de iniciar sua palestra com o tema “Leis de Combate aos Maus tratos no Brasil”, marcada para as 19h. Na sequência, a coordenadora de Bem-estar Animal da Prefeitura, a advogada animalista Carol Mattos Galvão, ministrará a palestra “Leis Municipais contra maus tratos de animais”.
Carol, que aproveitará a oportunidade para apresentar a Cartilha Animal desenvolvida pela Prefeitura, falou sobre a relevância do encontro. “O combate aos maus-tratos e à crueldade animal e a conscientização acerca dos cuidados com os animais devem ser realizados nos 365 dias do ano, não só em algumas datas específicas. Porém, a Proteção Animal Mundial elegeu alguns meses que trazem algumas bandeiras e o Abril Laranja é um deles. É muito importante darmos destaque para algumas ações e nesse evento. Vamos trazer uma palestra com um protetor muito conhecido nacionalmente. Teremos a apresentação e divulgação dos trabalhos de algumas associações, visto que o trabalho dessas entidades e dos protetores independentes é fundamental para que a proteção animal dê certo no município. Vamos falar também um pouco sobre a legislação municipal, lembrando que os municípios têm políticas públicas diferentes uns dos outros, então é importante que a população compareça e participe para saber as ferramentas que o município tem, saber o que é possível melhorar, e ter um pouquinho mais de conhecimento para saber o que fazer para cuidar direitinho do seu animal, para fazer denúncias e também para tomar medidas necessárias caso tenha algum animal em via pública que não tenha tutor e precise de atendimento”, explicou.
Às 20 horas, terá início a sessão solene onde a vereadora Luna Meyer entregará o Diploma de Honra ao Mérito à equipe do Bem-Estar Animal e o título de Cidadã Araraquarense para a protetora de animais Tuka Nyko. A atividade também contará com a assinatura da Lei da Semana da Proteção Animal “Isabel Brunelli”.
O evento tem entrada gratuita e é construído com ação voluntária. Será exigido o passaporte vacinal na entrada e cadastro simples na recepção.
É possível realizar o pré-cadastro para facilitar e também receber informações sobre o evento. Para isso, basta acessar o formulário online: bit.ly/araraquara_causa_animal.
Mais informações podem ser obtidas pelo Celular/Whatsapp (16) 99782-3729.