Início Agronegócio

Cecap ganha nesta quarta (09) a Feira do Produtor Rural

Sindicato Rural e o Senar estão finalizando a formação de um novo grupo de feirantes em Araraquara. São pequenos produtores rurais que organizados trazem para a cidade produtos fresquinhos e conseguem gerar renda para a manutenção de uma agricultura familiar.

356
O excelente trabalho de capacitação do Sindicato Rural e Senar

Nos últimos módulos do Programa Feira do Produtor, grande parte das aulas ocorrem nas ruas próximas ao local em que haverá consolidação da feira a partir deste mês de outubro.

Segundo Maria Clara Piai da Silva, da Fundação Itesp, os participantes entrevistam cidadãos do bairro e adjacências para identificarem a sua opinião sobre a feira do produtor, bem como as preferências por locais, dia da semana e horários propícios para comercialização. São dias de aproximação entre os produtores e o futuro público consumidor, iniciando uma relação de confiança baseada nos desejos do público, bem como a satisfação do cliente, conta Maria Clara.

A instrutora Ângela Nigro tem feito um trabalho extraordinário, tornando-se peça importante na implantação das feiras em Araraquara e Américo Brasiliense. Há por parte dela que é do Senar e de Maria Clara, do Itesp, muito empenho e dedicação.

Além da pesquisa com os clientes, é realizado check list para averiguar os locais sugeridos para a feira em termos de infraestrutura e comodidade aos produtores e clientes.

É praxe a montagem de um estande para realizar propaganda e prévia do lançamento; no caso do Cecap, será no dia 9 de outubro, das 16h às 20h, na praça do bairro, ocasionando desde já grande expectativa, pois os consumidores sabem que encontrarão produtos vindos diretamente do campo por preços mais acessíveis.

Nicolau de Souza Freitas, presidente do Sindicato Rural acompanhando a implantação da Feira do Produtor Rural no Cecap explica que “se aprofundássemos o debate sobre o trabalho do agricultor, teríamos outro olhar para o homem do campo, no agronegócio, na agricultura, na pecuária. O que seria de nós se não fosse essa gente de mãos calejadas que semeia a terra e colhe o fruto que alimenta todos nós que vivemos nas cidades”

Em busca de alternativas de comercialização para os produtores da região, mais uma etapa está sendo vencida, diz o coordenador regional do Senar SP, João Henrique de Souza Freitas. Este projeto é resultado da parceria entre produtores rurais, Senar SP, Sindicato Rural de Araraquara, Fundação Itesp, Sebrae e Prefeitura de Araraquara.

Ao longo do período de implantação – envolvendo Araraquara e Américo – já foram capacitados cerca de 50 produtores dos assentamentos Monte Alegre, Silvânia e Bueno de Andrada, criando condições a eles para comercialização de alimentos saudáveis e com preços justos para a população das cidades envolvidas.

Produtos frescos a preços justos é o que a Feira do Produtor Rural oferece aos consumidores, demonstração de preocupação para que todos tenham vida saudável

O coordenador lembra que as turmas consolidadas nos anos de 2017 e 2018 são acompanhadas pelas Comissões Gestoras. Este processo possibilita a conquista de novos pontos de venda aos grupos de produtores, fortalecendo a geração de renda. “É um trabalho social de longo alcance pois demonstra a preocupa do Senar em manter as famílias no campo e obtendo rentabilidade no seu cotidiano”, completa João Henrique.