Home Cidade

Cerimônia marca entrega das obras de reforma e ampliação do CER do Paulistano nesta sexta

Investimento atende demanda da população eleita no OP; ato teve a participação de familiares do homenageado José do Amaral Vellosa

17
Momento emocionante da cerimônia nesta sexta-feira

A Prefeitura de Araraquara entregou, em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (8), as obras de reforma e ampliação do Centro de Educação e Recreação (CER) José do Amaral Vellosa, no Jardim Paulistano.

Duas apresentações artísticas de alunos da 5ª etapa do CER, com a coordenação da professora Marisler Goretti da Cruz, deram início à festa, que reuniu autoridades, comunidade escolar e familiares do homenageado.  

Em sua saudação aos presentes, o prefeito Edinho agradeceu toda a equipe da secretaria Municipal da Educação pelo empenho e destacou a importância da obra como demanda eleita no Orçamento Participativo (OP).

“Nós estamos entregando mais uma obra do OP. Eu digo que, na ansiedade de fazer críticas, não podemos tentar destruir o que são marcas que vão ficar para a história da nossa cidade. Temos eleições a cada dois anos e o que fica marcado é muito mais do que o resultado eleitoral. O que fica é aquilo que se faz pelo bem da população. O Orçamento Participativo é maior do que qualquer indivíduo dessa cidade. É uma política pública instituída que mudou a cultura de Araraquara. Ao invés de governar uma cidade de cima para baixo, com o OP, durante muitos anos, se governou ouvindo a população. De 2017 pra cá, o OP entregou R$ 170 milhões em obras, ouvindo a população. Portanto, isso é um legado. E a população de Araraquara aprendeu que é possível governar de forma participativa, com a população dizendo que é importante. Difícil alguém agora conseguir governar essa cidade de cima para baixo, tomando decisões de forma autoritária”, declarou o prefeito.

Edinho também ressaltou a relevância da entrega da obra para a população, após a superação de vários obstáculos impostos à gestão municipal durante o período da pandemia de Covid.

“Essa obra é um exemplo da dificuldade que enfrentamos para governar durante a pandemia. Hoje, quem critica, não consegue fazer o exercício de empatia, de se colocar no lugar de quem estava à frente durante um dos problemas mais graves enfrentados pela humanidade na nossa história recente. De 2020 a 2022, essa obra foi paralisada várias vezes. Nós tivemos inclusive que relicitar a obra. Portanto, temos muito a festejar hoje, na entrega de um equipamento que desenvolve um projeto educacional reconhecido como modelo em todo o país. Essa unidade foi praticamente reconstruída e ela é materialização do OP, que a população escolheu e ninguém é maior que a vontade popular”, defendeu o prefeito.  

Na unidade escolar foram investidos R$ 2.268.497,98 na ampliação e reforma geral. Foram construídas uma sala de biblioteca, sala de professores, nova sala de direção, sala de recreação, sala de apoio ao banho, novos sanitários infantis e solário. A reforma incluiu ainda a ampliação da classe intermediária, obras estruturais, substituição de esquadrias do corredor e refeitório, pisos e revestimentos, substituição de bancadas, louças e acessórios, obras nas instalações hidráulicas e elétricas e pintura.

O CER do Paulistano, que foi inaugurado em 1985 e tinha 170 alunos matriculados antes da reforma e ampliação, tem agora capacidade de atendimento de até 280 alunos.

Apresentação dos alunos durante o evento

Sua denominação presta homenagem a José do Amaral Vellosa, que nasceu em Araraquara e era formado em Direito Comercial/Perito Contador, em 1918, pelo colégio Liceu Salesiano de Campinas, exercendo essa profissão na cidade de São Paulo até 1927. Retornou a Araraquara, onde trabalhou como comerciante, industrial e proprietário rural. Casou-se com Bárbara Farto Vellosa e, dessa união, nasceram 6 filhos. Participou das Revoluções de 1924 e 1932, a favor de São Paulo e da Constituição. Foi atuante na política como vereador, além de presidir a Câmara Municipal por três vezes. Ao longo de sua vereança, integrou diversas comissões permanentes e como legislador prestou inestimáveis serviços ao município. 

O homenageado José do Amaral Vellosa faleceu em 13 de dezembro de 1975. Sua neta, Claudia Vellosa, estava presente na cerimônia e saudou os convidados em nome dos demais familiares.

 Também participaram do ato, a diretora do CER, Edina Aparecida B. São Romão, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim e o vereador Aluisio Boi e os secretários municipais Clélia Mara dos Santos, da Educação; Marcelo Mazeta, de Direitos Humanos e Participação Popular; Renata Bratfisch, de Obras e Serviços Públicos, e Sálua Kairuz, Desenvolvimento Urbano.