A primavera começa na segunda-feira, 23, com chuva abaixo da média em grande parte do Brasil. Além disso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão um início de estação mais frio.
Por falar em temperatura, no sul de São Paulo, ela caiu cerca de 10ºC em uma hora por conta da aproximação de uma frente fria nesta quinta-feira, 19. Os efeitos mais significativos, no entanto, serão sentidos nesta sexta-feira, 20, quando o sistema muda o tempo em praticamente todo o estado, trazendo de volta as chuvas.
As pancadas vem acompanhadas por trovoadas e ventos de moderada à forte intensidade. Chove também no litoral paulista durante a noite. “A diminuição da temperatura favorece a retenção de umidade do solo dessas pancadas de chuva que estão previstas”, afirma Heloísa Pereira, meteorologista da Somar.
No sábado, 21, a frente fria favorece pancadas em grande parte de São Paulo e espalha chuva também pelo sul de Minas Gerais, Zona da Mata e Rio de Janeiro, ainda de forma isolada e com baixos acumulados.
Na capital e costa paulista, os ventos úmidos mantém o tempo instável, o céu conta com aumento de nebulosidade e a chuva vem a qualquer momento, muitas vezes como garoa. Somente o litoral sul de São Paulo deve registrar acumulados mais significativos.
A massa de ar seco volta a predominar no interior paulista no domingo, 22, elevando as temperaturas e colaborando para queda da umidade relativa do ar.
No leste da região, a frente fria favorece pancadas de chuva e aumento de nebulosidade no litoral sul e Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Chove em forma de pancadas em Belo Horizonte (MG).
*Canal Rural