Ninho tucano em Araraquara parece não ter visto com bons olhos a indicação ou sugestão feitas pelo vereador João Clemente que gostaria de homenagear a deputada estadual do Partido dos Trabalhadores, Márcia Lia, como Destaque do Ano de 2024. A parlamentar, se aprovado o pedido de Clemente, receberá o Prêmio Heleieth Saffioti por ela instituído em 2011, quando era vereadora.
A solenidade do prêmio ocorre no Mês da Mulher, em homenagem ao dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e presta homenagem às mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania.
A homenageada é escolhida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Araraquara a partir de indicações apresentadas por vereadores, entidades, conselhos municipais, organizações e sociedade civil, que tenham compromisso com a luta em defesa dos direitos das mulheres.
O nome do prêmio é um reconhecimento à pesquisadora, escritora e militante Heleieth Iara Bongiovani Saffioti (1934-2010).
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Heleieth via a luta pelos direitos femininos como um meio de combate a todas as formas de opressão.
Foi professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde criou um núcleo de estudos de gênero. Também recebeu o título de professora emérita da Unesp de Araraquara, onde se aposentou.
Nesta segunda-feira (15) o sonho do vereador transformar a homenagem à parlamentar em realidade correu nas redes sociais, inicialmente com o entendimento de que o vereador estaria causando uma afronta aos princípios do partido, antagônico ao PT.
Por outro lado, ele pensa que, a homenagem faz sentido já que estaria reconhecendo a luta da deputada em defesa da mulher.