Home Cidade

Com iminente risco de desabamento, fogo destroi instalações da antiga Escola Profissional Ferroviária

O imóvel está localizado no começo da Avenida Santo Antônio, próximo ao pontilhão da EFA e serviu no passado para capacitar profissionais na área da mecânica, utilizados pela estrada de ferro. Bombeiros trabalharam na noite e madrugada, controlando o fogo.

2
Instalações antigas foram consumidas rapidamente

No final da noite desta quinta-feira (26) e se estendendo por toda a madrugada desta sexta, um incêndio destruiu totalmente as instalações da antiga Escola Profissional Ferroviária, proximidades do pontilhão onde se inicia a Avenida Santo Antônio, que era a continuidade da Avenida São Paulo, em direção ao bairro da Vila Xavier.

O antigo e tradicional estabelecimento de ensino por mais de 50 anos serviu para a realização de cursos de capacitação, formando mecânicos que posteriormente eram contratados pela Estrada de Ferro Araraquara, depois Fepasa. Foi nesse período de transformação de uma ferrovia para outra que a Escola Profissional desapareceu.

Os cursos envolvendo algumas áreas da mecânica eram mantidos em Araraquara pela necessidade de mão de obra especializada, a exemplo do que fazia a própria Escola Industrial Anna de Oliveira Ferraz mantendo cursos específicos, até mesmo com ensinamentos de forja, marcenaria, fundição e outros. Mas ambas as escolas mantinham dentro da grade cursos básicos de conhecimentos gerais como matemática, português, além de outros.

O prédio da Profissional se encontrava abandonado, servindo de abrigo para moradores de rua e viciados em drogas e álcool, disse um morador das proximidades.

A Defesa Civil de Araraquara deverá avaliar a demolição do prédio, levando em conta que sua construção já estava condenada pelo estado de conservação.