Home Destaques

Com o Rio Mogi transbordando na região de Araraquara, cidades ribeirinhas correm risco de serem alagadas (vídeo)

O RCIA teve acesso as filmagens feitas nesta manhã pela Defesa Civil com tomadas aéreas que mostram a situação do Rio Mogi na região de Araraquara. Os vídeos causam apreensão dado o volume de água que vem da nascente em Bom Repouso, na Serra da Mantiqueira.

1374
O Mogi desaparece em meio a uma região totalmente alagada no município de Araraquara

As primeiras imagens do transbordamento do Rio Mogi Guaçu, região de Araraquara, começaram a ser divulgadas nesta segunda-feira (02) mostrando o perigo que cidades ribeirinhas – próximas do rio – estão correndo. As filmagens foram feitas nesta manhã como alerta à população regional.

Em fevereiro de 2022, fortes chuvas atingiram a cidade de Inconfidentes em Minas Gerais e fizeram o Rio Mogi Guaçu transbordar, o que causou enchente que atingiu vários locais do município. A Prefeitura Municipal na época afirmou que cerca de 200 casas foram atingidas pelas cheias e aproximadamente 100 pessoas ficaram desalojadas e foram pra casa de parentes ou pessoas próximas. O fato agora está se repetindo.

Na virada do ano, a vazão do Rio Mogi Guaçu subiu para 430 m³. Isto porque, a AES Brasil teve que abrir as comportas da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) diante do volume de água que chega ao lago, pois a chuva é intensa também na região à montante. Apesar disto, ainda não houve necessidade de pedir aos moradores de áreas ribeirinhas que deixem as casas.

A equipe da Defesa Civil está de prontidão para acionar a qualquer momento o plano de contingência para agir antecipadamente, ou seja, avisando aos ribeirinhos do risco de alagamento. “Não só a Defesa Civil, como a GCM e Secretarias Municipais já estão de prontidão, e em alerta”, adiantou o prefeito em exercício, o Major Marcos Luiz Tuckumantel.

O rio Mogi Guaçu, é um curso de água que nasce na cidade de Bom Respouso, na serra da Mantiqueira, no estado de Minas Gerais no Brasil. O rio nasce a 1 650 metros de altitude no sul de Minas Gerais com o nome de Ribeirão do Corisco, e suas águas percorrem a região central e nordeste do estado de São Paulo envolvendo cidades como Araraquara e São Carlos, até desaguar a 470 metros de altitude no rio Pardo na divisa dos municípios de Pontal, Pitangueiras e Morro Agudo.

VEJA O RIO MOGI COM SUA REGIÃO TOTALMENTE ALAGADA