Um trem de carga da Rumo Logística descarrilou na tarde de quinta-feira (02) em Araraquara (SP), na região da Chácara Flora, entre os pátios de Tutóia e Bueno de Andrada. Cerca de 30 vagões carregados de milho tombaram, espalhando carga em forma de ziguezague, espécie de peças de dominó. Este é o segundo descarrilamento na cidade em uma semana, o que aumenta a preocupação com a manutenção da ferrovia.
O acidente aconteceu por volta das 15h, no Km 14 da ferrovia, entre os pátios de Tutóia e Bueno de Andrada, na região da Chácara Flora, e, segundo a RUMO concessionária da ferroviária não houve feridos.
Segundo apurou o RCIA, informações preliminares apontam para uma falha em um dos engates (“mandíbula”) que une os vagões, embora as causas oficiais ainda estejam sendo investigadas pela Perícia que esteve acompanhando o caso.
Este descarrilamento ocorre apenas sete dias após um outro acidente semelhante. Na última quinta-feira (25 de setembro), 14 vagões descarrilaram após o trem colidir com um caminhão carregado de cana-de-açúcar que atravessou a ferrovia, não prestando atenção na sinalização.
A sequência de acidentes levanta preocupações e a cobrança por medidas mais rigorosas de manutenção preventiva na malha ferroviária da região.
A circulação de trens no trecho foi interrompida para a remoção dos vagões e limpeza da via férrea, mas as equipes técnicas da Rumo já atuam para o restabelecimento da circulação das composições. (Imagens: Araraquara Sobre Trilhos/Sérgio Rocha)