Nesta segunda-feira (23), terá início a 5ª edição da Conferência Municipal de Cultura, instrumento democrático de participação, reflexão, avaliação e planejamento de políticas públicas para a cultura de Araraquara. O tema deste ano é “Democracia e direito à cultura”. A abertura está marcada para às 19h, na Biblioteca Municipal de Araraquara Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729, Centro).
O encontro desta segunda contará com falas de autoridades e uma palestra da Dra. Alessandra Ribeiro, jongueira, ativista, historiadora e urbanista pela PUC Campinas com estudos voltados para matriz africana: territórios, memória e representação. É gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, mestre da comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas, mãe de santo umbandista, coordenadora da pós-graduação em matriz africana (lato sensu) e consultora especializada em estudos sobre gestão cultural de espaços públicos compartilhados e patrimônio cultural imaterial.
Alessandra já participou de diversas palestras, debates e apresentações no Brasil, Peru, Moçambique, África do Sul, e fez parte de comissões de avaliação e formação em comunidades para projetos voltados para cultura negra e salvaguarda do patrimônio imaterial, cartografia social e cultura da paz. Em 2020, foi a primeira mulher negra candidata à Prefeitura de Campinas e lançou no mesmo ano o livro “Jongo e ancestralidade na perspectiva dos detentores”.
Na terça-feira (24), as atividades serão realizadas das 14h às 20h no Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” (Rua Antônio Prado, 611, Centro). Na ocasião, os Grupos de Trabalho farão a análise dos seis eixos, além da definição dos relatos e votação das diretrizes. O Eixo 1 trata da “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”, o Eixo 2 envolve a “Democratização do acesso à cultura e Participação social”, o Eixo 3 abordará a “Identidade, Patrimônio e Memória”, o Eixo 4 trará uma análise sobre a “Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural, o Eixo 5 envolve a “Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade” e o Eixo 6 trata do “Direito às artes e linguagens digitais”.
A Conferência Municipal de Cultura será realizada pela Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular e Conselho Municipal de Cultura.