A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Comunicação, apresenta dicas para curtir a cidade. As atividades desta agenda são realizadas ou têm o apoio ou da Prefeitura de Araraquara, por meio da: Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo – Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade.
A programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara está chegando ao fim: segue até este sábado (30) em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio: Unesp, Sesc Araraquara, Senac Araraquara, Prefeitura de Matão, Casa Pipa, UFBA – Universidade Federal da Bahia, Novo Hotel Municipal e Amigos da Arte. O evento é realizado com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA. Ainda dá tempo de aproveitar!
Espetáculos, oficinas, maracatu, bate-papos e a cena trans encerram a programação nesta sexta e no sábado. Ainda, outras atividades também agitam a agenda do final de semana em Araraquara.
Nesta sexta (29), o festival apresenta Conversa Selvagem – Cena Indígena: “Políticas, Medicinas e Danças da Floresta” no Anfiteatro B da UNESP em 3 horários: 10, 14 e 16h. Inscrições online, com todas as informações no site da Prefeitura de Araraquara.
Também tem a Cena Insolente com o espetáculo “M@ri – Forç@ Yanom@mi”, com Denny Neves e convidadas às 19h, com cenas nos espaços abertos da UNESP. Não é necessário retirar ingresso.
Sábado (30) é o último dia da programação do FIDA e as atividades acontecem em variados espaços, começando pela manhã no Quilombo Rosa. A primeira atividade, das 10h às 12h, é a Cena Indígena “Conhecimentos dos instrumentos de Poder com Cantos e Dança Toré” e, na sequência, às 12h, tem apresentação do grupo de maracatu Sementes Crioulas.
Às 14h tem uma oportunidade para os artistas da cidade no Palacete das Rosas: é a Cena Insolente – “Curadoria e artistas na América Latina – por uma ética da solidariedade” e o “Encontro com programadores de Festivais Latinoamericanos”. O artista interessado pode comparecer ao evento levando seu projeto artístico e o apresentando ao time de curadores, que conta com: Alejandra Díaz (Paraguay), Luís Alonso (Cuba) e Adriana Banana (Brasil), com a mediação da curadora do FIDA, Gilsamara Moura.
Sábado também é a vez das academias, escolas e grupos da cidade e região mostrarem o talento: às 17h tem início a apresentação no Teatro de Arena, no Melhado. E para fechar o FIDA, a programação será realiza no Sesc Araraquara, às 20h, com o Ballroom “Bailixtranha” trazendo a cena trans à tona, com Ballroom, desfile e DJs.
MAIS PROGRAMAÇÃO
Além do FIDA, outras atividades estão na programação. No domingo (01) tem Choro das Águas na Praça do Daae – Fonte Luminosa. A feira de artesanato tem início às 16h; depois às 17h haverá a Oficina de Introdução à Percussão Brasileira com Júlio de Lima e apresentação musical com André Peres e Lu Mani tocando brasilidades e afins, às 18h.
A programação da Praça das Bandeiras conta com atividades na sexta, sábado e domingo, em realização da Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Na sexta começa às 19h e tem SarauZinho com Palco Livre – o público pode cantar ou ler uma poesia. No sábado tem SarauZinho de novo às 19h, com o som do DJ Paçoka e o Troféu ETzinho para os destaques do Palco Livre. Por fim, domingo, a Praça das Bandeiras, a partir das 17h, tem o Karaokê do Pôr do Sol, com muita alegria e diversão pra todo mundo soltar a voz.
Vale lembrar que estão abertas as inscrições para a 12ª Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues. Confira as informações no site da Prefeitura de Araraquara, em Editais da Cultura. São esperados curtas de 5 a 25 minutos de duração que dialoguem com a temática “Imaginar outros possíveis”. As inscrições vão até 10 de outubro.