Nesta sexta-feira, 09 de maio, às 10h, o Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva recebe a “Conversa Aberta” com os curadores Márcio Harum e Nilton Campos, integrantes da comissão de seleção e premiação do 22º Território da Arte de Araraquara. A atividade faz parte da programação oficial do evento e contará com 40 vagas disponíveis ao público interessado em discutir arte contemporânea e os rumos da curadoria no cenário atual.
O encontro, voltado a artistas, estudantes, pesquisadores e demais interessados, propõe um diálogo acessível e aprofundado sobre os processos de seleção, os critérios curatoriais adotados na edição deste ano e os desafios enfrentados na promoção de um território artístico plural e inclusivo. A atividade reforça o papel da curadoria como mediadora entre produção artística e sociedade.
Márcio Harum atua na interseção entre curadoria, programas públicos, tecnologia e educação. Entre seus trabalhos mais recentes estão a exposição “Raios e Ramos” na Biblioteca Mário de Andrade (2025) e a mostra “Década dos Oceanos” no CCBB Rio de Janeiro e São Paulo (2023–2024). Em 2023, integrou a Bienal de Arte Contemporânea SACO 1.1, no Chile. Tem participado de importantes comissões julgadoras de artes visuais no Brasil, como o 51º Salão de Arte Contemporânea de Santo André e o Panorama de Arte Contemporânea de Goiás.
De acordo com Harum, a atividade “Conversa Aberta” foi idealizada como um momento de troca e aproximação, em um formato informal e acessível. “Será um bate-papo aberto, uma roda de conversa pensada como um espaço de escuta e diálogo. É uma oportunidade para nós, representantes da comissão julgadora, conhecermos de perto os artistas que se deslocaram até Araraquara para participar da exposição”, explica.
A diversidade geográfica dos participantes é um dos destaques desta edição. “Temos artistas de várias regiões do Estado, de outras partes do Brasil, da capital paulista, do Grande ABC, da Baixada Santista… É muito significativo poder reunir todos esses nomes aqui.” Além dos artistas, o público local também é convidado a participar. “Esse momento é aberto a todos que se interessam por arte contemporânea e processos criativos. A presença do público de Araraquara é fundamental. Queremos valorizar tanto quem veio de fora, quanto quem vive a cena cultural da cidade no dia a dia”, conclui o curador.
Com ampla trajetória na gestão cultural, o artista visual, arquiteto e urbanista, e curador Nilton Campos ocupa atualmente o cargo de Chefe da Divisão de Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, sendo responsável também pela coordenação do Corpo Técnico de Apoio ao Conppac (CTA/RP), assim como cuida da gestão do Museu de Arte de Ribeirão Preto – MARP, reforçando seu compromisso com a valorização e preservação da cultura local e regional.
Campos é diretor do MARP desde 2002, e segue à frente de importantes iniciativas da cidade. Entre elas, está a coordenação do tradicional Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo (SARP), que chegou à sua 49ª edição em 2024, consolidando-se como um dos grandes eventos de artes visuais do país. Ele também coordena o Programa Exposições do MARP, que já realizou 21 edições com mostras de artistas selecionados em âmbito nacional.
A atuação de Nilton Campos destaca-se pelo fortalecimento de políticas culturais públicas e pela promoção de espaços de visibilidade para a produção artística contemporânea. “Projetos como o Território da Arte de Araraquara e o Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo (SARP) são exemplos de resistência em um contexto bastante desafiador das artes visuais. Em cada edição desses projetos, apresentamos ao interior do estado de São Paulo importantes mostras de arte contemporânea, enfrentando a difícil tarefa de selecionar um número reduzido de artistas entre as centenas de inscrições”, destaca Campos.
A presença dos dois especialistas reforça o compromisso do evento com a diversidade de olhares e o pensamento crítico. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia pelo e-mail 22territoriodaarteeducativo@gmail.com.
O Palacete das Rosas está localizado na Rua São Bento, 794 – Centro de Araraquara. Vale destacar que o 22º Território da Arte de Araraquara segue com uma programação intensa ao longo do mês, reunindo exposições, oficinas e debates que valorizam a produção artística contemporânea, especialmente no interior paulista.