Home Cidade

Covid: 1.421 pacientes já foram internados no Hospital da Solidariedade

Araraquara já aplicou, até o momento, 101.631 doses da vacina, de acordo com boletim anunciado na hora do almoço

76
Hospital da Solidariedade criado pela Prefeitura de Araraquara durante pandemia

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quarta-feira, dia 2 de junho de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

 – Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 77.272

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.421

– Pacientes internados na unidade de retaguarda do Melhado: 433

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 16.771 ligações

– Exames realizados junto à Unesp: 81.357

– Exames realizados junto à Uniara: 38.422

– Testes capilares – unidades de saúde, praças e barreiras sanitárias: 39.458

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 615

E prossegue a vacinação contra Covid-19. Hoje começou a imunização das pessoas com 42 anos ou mais, com comorbidades.

Amanhã, dia 3 de junho, de acordo com novo cronograma municipal definido pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, a imunização avança para pessoas com 41, 40 e 39 anos ou mais com comorbidade.

Na sexta, dia 4, encerrando a semana, será a vez das pessoas com 38, 37 e 36 anos ou mais com comorbidade.

Na segunda-feira, dia 7, terá início a vacinação das pessoas com 35, 34 e 33 anos ou mais com comorbidade e, na terça-feira, dia 8, pessoas com 32, 31 e 30 anos ou mais, com comorbidade.

No ato da imunização, em qualquer um dos seis pontos de vacinação, as pessoas com comorbidades devem apresentar relatório médico dos últimos três meses de tratamento. Também é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Também estão sendo vacinados motoristas e cobradores do transporte coletivo, somente no drive thru do Cear. Eles devem fazer o pré-cadastro no site VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/), do Governo do Estado de São Paulo. Também é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. O atendimento no drive-thru do Cear é feito das 9 às 15 horas.

Vale destacar que continuam sendo vacinadas as pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com 49 anos ou mais, pacientes em terapia renal substitutiva, transplantados, portadores do vírus HIV (com idade semelhante aos grupos prioritários de comorbidades) e pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos.

Também prossegue a imunização de gestantes e puérperas acima de 18 anos que tenham comorbidades, mas somente na unidade de saúde da Vila Xavier.

E ainda a aplicação de segunda dose em idosos, em qualquer ponto de vacinação. É importante ficar atento às informações que constam no cartão de vacinação, para não perder a data da segunda dose.

E idosos com 60 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose também devem procurar um dos seis pontos organizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Confira no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais, os pontos de vacinação, faixas etárias, quais documentos devem ser apresentados e a relação de comorbidades incluídas como prioritárias.

Araraquara já aplicou, até o momento, 101.631 doses, sendo 65.439 da primeira dose e 36.192 da segunda dose.