Home Cidade

Mais de 35 mil pessoas foram atendidas na UPA da Vila na pandemia

Os números foram apresentados oficialmente pela secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, nesta manhã de quarta-feira durante reunião do Comitê de Contingência

106
Pronto Socorro do Melhado com leitos disponíveis para atendimento aos casos que surgirem

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 18 de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Conforme é feito semanalmente, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus, até segunda-feira, 16 de novembro. São eles:

– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 35.073 pessoas

– Atendimentos na observação do polo da UPA Vila Xavier:  422 pessoas

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 508

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 3.975 ligações

– Pacientes acima de 65 anos com atendimento residencial: 376

– Exames realizados junto à Unesp: 26.089

– Exames realizados junto à Uniara: 15.585

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 314

Por meio de parceria da Prefeitura com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab, a Secretaria Municipal da Saúde mantém testagem gratuita para Covid-19 na praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração (TCI) e em seis unidades de Saúde: Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina. Estes testes são feitos sempre das 7 às 8h30, com distribuição de senhas.

Ainda de acordo com balanço da saúde, foram realizados até o momento, nesta testagem em massa feita na região central da cidade e nas seis unidades de saúde, 5.468 testes, sendo que, destes, 185 foram positivados.

Foram 36 reagentes IGG; ou seja, pessoas que já tiveram a doença, 92 reagentes IGM, que são as pessoas que estão com a doença, transmitindo o vírus; e outros 57 reagentes IGG/IGM, que são as pessoas que saíram recentemente da doença e não transmitem mais o vírus.

E o Comitê reforça que, mesmo com a abertura de leitos de Covid-19 no Pronto-Socorro do Melhado nessa semana, é para a UPA da Vila Xavier que os pacientes com sintomas gripais devem continuar se dirigindo para buscar o primeiro atendimento e fazer o teste de coronavírus.

A UPA da Vila Xavier é o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus em Araraquara, onde é feita a testagem de todos os sintomáticos e o encaminhamento para leitos de observação ou para internação em UTIs, dependendo da gravidade do quadro clínico.

As outras estruturas de Saúde no combate à Covid-19 são o Hospital de Solidariedade (pacientes com diagnóstico positivo) e o Pronto-Socorro do Melhado (casos suspeitos e que aguardam resultado dos testes, a partir de segunda-feira). Esses locais só recebem pacientes transferidos da UPA da Vila Xavier.