O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira (7), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19. Durante o encontro os membros do comitê analisaram o balanço semanal das ações da fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, com apoio da PM.
Na semana de 30 de novembro a 6 de dezembro, foram realizadas 198 ações de fiscalização. Destas, 121 foram registradas durante o fim de semana, de 4 a 6 de dezembro. Os locais fiscalizados, de 30 de novembro a 6 de dezembro, foram os seguintes:
Estabelecimentos comerciais – 146
Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares – 34
Pesque-pagues – 6
Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal – 5
Clubes/Salão de festas ou eventos – 2
Bancos/ lotéricas/ órgãos públicos – 5
Destas ações foram adotados os seguintes procedimentos:
Averiguações – 164
Notificação de orientação de pessoa jurídica – 25
Boletim de ocorrência – 6
Auto de infração – 1
Auto de infração com fechamento do estabelecimento – 2
Segundo o comitê, a partir de hoje, com início do horário especial de Natal no comércio, os órgãos de fiscalização estarão intensificando as ações nos corredores comerciais. Além disso, até dia 24 de dezembro, a força tarefa contará com o reforço da atividade delegada da Polícia Militar, que ampliou o número de vagas para esse período.
Comerciantes e ambulantes que trabalharão no horário especial deverão cumprir rigorosamente as regras e protocolos sanitários estabelecidos no decreto municipal.
Todas as ações estão sendo empregadas com o objetivo de conter a transmissão da Covid-19 em Araraquara, mas somente terão resultado se a população se conscientizar e cumprir as normas e protocolos definidos no decreto municipal.
É muito importante que a população continue utilizando máscara corretamente em locais públicos e mantenha distanciamento.