Home Agronegócio

Cursos do SENAR-SP contribuem no combate a incêndios na região de Araraquara

Realizado por dois dias em Motuca o curso Incêndio - Prevenção e Combate no Campo minimiza os focos de incêndios criados principalmente na zona rural, área predominantemente voltada para a cultura da cana.

79
As mulheres já se apresentam para o aprendizado

Em alguns pontos do município de Araraquara, os incêndios apresentam maior incidência, provocando prejuízos econômicos em pequena ou grande escala, colocando em risco a vida dos moradores de sítios e fazendas, trazendo sérios danos às pessoas, ao meio ambiente e ao agronegócio.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, as causas para o aumento dos incêndios em 2021 são inúmeras e incluem a combustão espontânea por falta de chuvas, o ar seco, a geada deste ano, as queimadas descontroladas e, em alguns casos, até mesmo criminosas.

Esta é naturalmente uma triste realidade para o nosso município que tem sua economia fortemente baseada na cadeia produtiva da cana-de-açúcar e buscando minimizar os problemas relacionados às queimadas, o Sindicato Rural há vários anos oferece, por meio do SENAR-SP, o curso de Incêndio – Prevenção e Combate no Campo, que contribui sensivelmente para reduzir os danos causados pelos incêndios, a partir do momento que capacita agentes para lidar com esse tipo de situação.

Aluno aprende a técnica para enrolar a mangueira

De acordo com o coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas só no ano passado foram realizados mais de 10 cursos para cerca de 150 participantes, entre funcionários de usinas sucroalcooleiras da cidade e região e trabalhadores de propriedades rurais que são fornecedoras para essas usinas.

O curso é dividido em uma parte teórica, aplicada em espaços fornecidos pelas próprias empresas, e outra prática, nas ares estabelecidas pelos organizadores. Nas aulas, segundo o coordenador regional João Henrique Souza Freitas, eles recebem orientações técnicas de prevenção e combate de incêndio em locais com potencial de risco, visando maior segurança às pessoas, instalações, propriedades e ao meio ambiente. “O curso tem sido essencial para evitar casos de acidentes com os profissionais envolvidos”, comenta o coordenador.

Muita descontração no encerramento do curso

O instrutor do Senar, Bruno Ferreira Chagas, argumenta que os participantes ressaltaram a qualidade da atividade ministrada pelo SENAR-SP. “

Segundo eles, os cursos foram de grande valia para combater os princípios de incêndios na região, uma vez que já se encontravam aptos para aplicar as técnicas adequadas no combate de incêndio no campo, trabalho este executado com segurança e eficiência. “Avançar no conhecimento é muito importante”, conclui.