Início Agronegócio

Sucocítrico Cutrale associa-se ao Ciesp Araraquara

150

Em 2019, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) recebeu em seu quadro de associados uma das maiores empresas do Brasil: a Sucocítrico Cutrale.

Denominada assim desde 1967, quando a antiga Citrícula Brasileira – primeiro empreendimento do grupo – adquiriu a Suconasa em Araraquara, a indústria não parou mais de crescer e se estabeleceu na Morada do Sol, com a transferência de seu centro administrativo para a cidade em 1986. Anteriormente, esse setor estava localizado em São Paulo.

Hoje com fábricas em Colina, Conchal, Uchôa, Itápolis, Avaré e Araraquara, além de operar dois terminais portuários em Santos e Guarujá, a Cutrale conta com 18 mil colaboradores em períodos de safra, divididos nas suas unidades agrícolas, industriais e centro administrativo. Ao lado da produção cítrica, a empresa atua também no ramo da soja, com escritório regional em Rondonópolis-MT, e no mercado nacional e internacional de banana.

Especializada na cultura da laranja, a indústria se aprofundou em cada segmento, da formação de mudas ao plantio, do processamento de sucos e subprodutos à entrega final nos mercados consumidores mundiais. No processo produtivo “in natura”, a fruta é beneficiada com os mais modernos equipamentos eletrônicos de embalagem para esse trabalho, inclusive com classificação por meio de imagens digitais e fotos infravermelhas para a comercialização nos mercados interno e externo. Além disso, a Cutrale comercializa ainda outros produtos gerados por meio de extração, como o farelo de polpa cítrica, que é vendido para pecuaristas como ingrediente para ração animal, e óleos essenciais provenientes da casca, que podem ser utilizados nas indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética e de produtos de limpeza.

EXPORTAÇÃO E MODELO AMBIENTAL

Mesmo com ampla atuação no mercado internacional, a Cutrale pretende conquistar novos campos e trilhar mais caminhos para chegar aos clientes estrangeiros.

Atualmente, 98% da produção de suco de laranja da empresa é destinada para exportação em mais de 90 países. Entre os principais compradores, estão fabricantes de sucos prontos, grandes marcas de refrigerantes e redes de hipermercados. Esse alcance eleva o nível de excelência dos produtos e possibilita à Cutrale um desenvolvimento contínuo.

A grande experiência da empresa nesse intercâmbio comercial também será útil ao Ciesp, que poderá repassar esse conhecimento para outras indústrias. A parceria também terá benefícios ambientais, com o objetivo de ampliar todas as atividades de produção agrícola e industrial de acordo com as normas vigentes.