Araraquara participa nesta quarta-feira, 31 de maio, da 29ª edição do Dia do Desafio, que é a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas. A ação, que é promovida pelo Sesc e conta com o apoio da Prefeitura, tem o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas a pararem suas rotinas e, por pelo menos 15 minutos, realizarem uma atividade física. O tema deste ano é “Muito mais que um dia!”.www.diadodesafio.org.br. Outras hashtags que podem ser usadas são #diadodesafio #esportesescsp #sescsp #muitomaisqueumdia e #Araraquara.
Até 2019, cada cidade que aderia ao evento competia com outra para saber qual conseguia mobilizar mais pessoas, em confrontos definidos por sorteio entre municípios de população semelhante. Com a pandemia e a necessidade do isolamento social, o modelo foi adaptado nos três últimos anos e a competição se tornou livre, sendo realizado pelas plataformas digitais. No ano passado, o evento retomou o modelo presencial, porém ainda sem a competição entre municípios. Para 2023, o Dia do Desafio tem outra mudança. A programação deste ano propõe incentivar as pessoas a criarem desafios alcançáveis para seu dia a dia e trabalha conceitos inovadores com o urbanismo tático, uma metodologia global de estímulo à ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas. Em Araraquara, basta fazer um vídeo de um minuto e postar nas redes sociais com a hashtag #DiaDoDesafioAraraquara ou registrando suas atividades físicas pelo siteHISTÓRIA DO DESAFIO0
A ideia do Dia do Desafio surgiu em 1983, em Saskatoon, no Canadá, quando o prefeito da cidade sugeriu aos habitantes que fossem caminhar como estratégia para enfrentar o inverno rigoroso. Desta ação surgiu a essência do Dia do Desafio que acontece todos os anos sempre na última quarta-feira do mês de maio. O Dia do Desafio é mundialmente consolidado como um dos maiores movimentos sociais no combate ao sedentarismo, sendo reconhecido no Brasil pela lei nacional nº 13.645, de 4 de abril de 2018. A coordenação mundial do Dia do Desafio é da TAFISA (The Association For International Sport for All) e, no Continente Americano, do Sesc SP com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. Nos estados brasileiros, o Sesc é responsável pela maior parte da programação, mas empresas e instituições também costumam mobilizar seus colaboradores e comunidades. ATIVIDADES PELA CIDADE Em Araraquara, a Prefeitura, por meio do Projeto Saúde na Praça, irá oferecer aulas de ginástica geral (9h) e yoga (9h45) no Pavilhão Dr. Weenis Dias Macieira, que fica no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR), além de yoga (18h30) e ritmos (19h30) na Praça do Daae. Às 8h30 será realizada uma caminhada com os alunos, com saída do Pavilhão Dr. Weenis Dias Macieira até a quadra da Praça Scalamandré Sobrinho, onde serão oferecidas aulas de ginástica geral às 9h e de yoga às 9h45. O Sesc Araraquara também oferece uma programação grátis de atividades com parkour (de 31 de maio a 2 de junho, quarta a sexta, das 13h30 às 18h e das 19h às 21h; e no dia 3 de maio, sábado, das 10h às 17h); vivências de tag rugby (31 de maio, quarta, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h); aú e bananeira: brincadeiras de capoeira (31 de maio, quarta, das 13h30 às 17h); hóquei indoor (31 de maio, quarta, das 13h30 às 17h); escalada esportiva (31 de maio, quarta, das 13h30 às 20h); aula e roda aberta de capoeira angola (31 de maio, quarta, das 19h às 21h); jogos e culturas tradicionais (31 de maio, quarta, das 13h30 às 18h).