Nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, é comemorado em Araraquara o Dia do Guarda Civil Municipal. A data integra o Calendário Oficial de Eventos do Município e foi instituída pela Câmara Municipal em 11 de novembro de 2003. Criada em 2001, na primeira gestão do prefeito Edinho, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Araraquara completa 21 anos em 2022 em meio a um dos maiores desafios já enfrentados pela corporação e pela sociedade como um todo, que é a pandemia da Covid-19.
Com a integração de 24 novos guardas municipais, formados em outubro do ano passado e selecionados por concurso público, o efetivo da corporação passou a contar com 99 agentes. Esses guardas seguem encarregados das suas atribuições de origem, incluindo a preservação do patrimônio público do município e o reforço da segurança, realizada por meio da Central de Videomonitoramento, uma importante ferramenta para a elucidação de crimes e auxílio às polícias Militar e Civil. Além disso, vem atuando no suporte aos serviços de saúde municipais, envolvidos diretamente no enfrentamento da Covid-19.
O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, destaca a relevância desses profissionais nos dias de hoje. “Trata-se de um profissional que atua há mais de 20 anos na segurança pública do município e desempenha diversas atividades importantes, zelando pela proteção do patrimônio público e também pelos serviços que são realizados pelo município. Atua também na questão da preservação do meio ambiente e principalmente teve uma participação importante na pandemia, zelando para o cumprimento das regras sanitárias. Por isso é uma função extremamente importante e consolidada dentro da estrutura do município de Araraquara”, avalia.
NOVA VIATURA
O secretário revela que nesta sexta-feira, a GCM de Araraquara recebeu uma nova viatura que fortalecerá ainda mais o trabalho. “Fomos a São José do Rio Preto receber uma viatura que é fruto de um convênio com o governo do Estado, exatamente para que a Guarda Municipal passe a desempenhar uma atividade na área rural, na preservação do meio ambiente, zelando também pelos serviços e atividades que são realizados pelo município no campo”, salienta o coronel João Alberto Nogueira Júnior.