A Santa Casa de Araraquara, que é referência do Sistema Único de Saúde (SUS), em procedimentos de média e alta complexidade para 24 municípios vizinhos, foi pauta do 4º Encontro de Articulação de Políticas Públicas da Região de Araraquara – Sebrae-SP. O evento foi realizado na quarta-feira (16), no Hotel Fazenda Salto Grande, juntamente com representantes de 17 municípios da região.
Rogério Bartkevicius, diretor Geral e Dr. Andre Peluso Nogueira, diretor Técnico apresentaram o trabalho do hospital, que atende a mais de 1 milhão de pessoas. Eles falaram sobre as instalações e de todos os serviços assistenciais em saúde oferecidos aos pacientes SUS, que somam mais de 90% dos atendimentos da Santa Casa de Araraquara.
“O momento é difícil para todos, mas, a nossa Santa Casa precisa de uma atenção especial. É importante lembrar que o hospital pertence à sociedade, que precisa abraçar a causa para o fortalecimento e a sustentabilidade da entidade, que é filantrópica, sem fins lucrativos”, afirmou Rogério.
Ele explica que a situação da Santa Casa de Araraquara foi agravada pela pandemia, com um aumento de pelo menos 45% nos valores de medicação e demais produtos hospitalares. Além disso, há muito tempo não se tem aumento nos valores referenciais, que definem quanto a União destinará aos estados e municípios como contribuição ao pagamento dos procedimentos SUS, realizados nas redes conveniadas, como as Santas Casas.
O diretor Geral chamou a atenção dos representantes municipais para uma ação compartilhada. “Precisamos do apoio e sinergia urgente das 24 cidades em que a Santa Casa de Araraquara atua como referência. Juntos, daremos continuidade nos trabalhos, com toda a humanização que a situação demanda”.
O EVENTO
O evento, que é resultado de parceria firmada em fevereiro de 2021 entre o SEBRAE-SP e a Fundação Getúlio Vargas e vem sendo discutido por meio de uma série de reuniões em diferentes cidades da região, visa garantir a melhoria do ambiente de negócios da região, tendo o empreendedorismo como elemento principal na reconstrução econômica e social no período de pós-pandemia.