Home Cidade

Disputa eleitoral em Araraquara está nacionalizada entre lulistas e bolsonaristas

O sociólogo e jornalista José Maria Viana escreve sua emblemática coluna nos fins de semana no RCIA. Nesta edição ele comenta a disputa entre Lapena e Eliana Honain que está se nacionalizando entre bolsonaristas e lulistas. Também fala da rejeição de Edinho, 42%, entendida muito alta na transferência de votos.

0
Na reta final percentuais sinalizam empate técnico entre Lapena e Eliana Honain
O sociólogo e jornalista José Maria Viana escreve sua emblemática coluna nos fins de semana no RCIA. Nesta edição ele comenta a disputa entre Lapena e Eliana Honain que está se nacionalizando entre bolsonaristas e lulistas. Também fala da rejeição de Edinho, 42%, entendida muito alta na transferência de votos.

MATOU A CHARADA
Político experiente da cidade matou a charada ao dizer que, a saída da Edna Martins (PSDB), certamente levaria ao crescimento do candidato Claudio Lapena (PL) e poderia complicar para o lado de Eliana Honain (PT). Na semana passada, a candidata petista ainda liderava o empate, mas agora, é Lapena quem puxa o empate com ela, passando 2% à frente. Dados da Paraná Pesquisas, divulgado no sábado (27/07), traz essa nova realidade do quadro eleitoral.

LAPENA LIDERA EMPATE
A disputa em Araraquara está cada vez nacionalizada em função das batalhas acirradas entre candidatos petistas e bolsonaristas. Saiu na Veja, a briga na cidade. Claudio Lapena (PL), nesse início de corrida que começa dia 16/08, aponta 34.8% dos votos puxando o empate na Paraná Pesquisas. Eliana, na sua cola, aparece com 33% dos sufrágios. Pedro Tedde (Novo), desponta com 8.3% das preferências; Marcos Garrido (PSD), 5.8% e Tiago Pires (PCO), 3% dos votos.

EMPATE NA ESPONTÂNEA
Os Brancos e Nulos somam 8.2% dos votos e os Indecisos respondem por 7% deles. A Paraná Pesquisas entrevistou 710 pessoas entre os dias 21 e 25 de julho com margem de erro de 3.8% e Garantia de 95%. Há empate também na espontânea, com 7.3% para Eliana e 5.5% para Lapena. Edinho Silva aparece com 2.5%, Pedro Tedde, com 1.7% e outros nomes com menos de 1% dos votos. Agora pasmem os números dos Indecisos: 75.4% Não sabem em quem votar.

PRESTÍGIOS DAS ‘LENDAS’
Segundo a pesquisa, 26.6% dos eleitores da cidade votariam num candidato a Prefeito apoiado pelo presidente Lula da Silva (PT); 26.5% poderiam votar e 45.1% não votariam de jeito nenhum. Já Bolsonaro (PL), 18.3% votariam no candidato apoiado por ele, 27.7% poderiam votar e 50.1% jamais votariam. Cerca de 22% votariam no candidato de Tarcísio de Freitas (Rep), 40% poderiam votar e 33.4% jamais votariam. Edinho Silva (PT), repassaria 21.3% a seu candidato, 37.7% poderiam votar e 37.7% não votariam. Lula consegue transferir mais votos.

AVALIAÇÃO DE GOVERNOS
A pesquisa trouxe ainda que 53.1% aprovam a maneira de governar de Edinho Silva; 42%, reprovam-na e 4.9% não opinaram. Na avaliação direta, 39% consideram o Governo Edinho como ótimo e bom; 29.7% apenas como regular e 29.6%, como ruim ou péssimo. O presidente Lula tem aprovação na maneira de governar de 48.2% e reprovação de 47.7% dos eleitores; Tarcísio de Freitas, tem aprovação de 63.5% (ou 53.5%? Não bate) e reprovação de 47.7%.

ANÁLISE EQUIVOCADA
Vejam o que é uma leitura totalmente equivocada, antipolítica, do quadro real da eleição em Araraquara… Tantos cientistas políticos e sociais no PT e PSDB e não leram corretamente? A Edna Martins (PSDB), candidata, retiraria votos de Lapena. Não sendo, transfere a ele o seu potencial. Se fosse candidata, dividiria os votos e ajudava na eleição de Eliana Honain (PT). Fora, só contribui para fazer crescer o opositor. Às vezes se perde uma eleição nos detalhes…

NADA ESTÁ DECIDIDO
Me perguntaram se a eleição em Araraquara está decidida pró-Lapena, uma vez que cresceu 9% em uma semana – comparando pesquisas diferentes -, disse que não! É cedo para qualquer um cantar vitória agora! A campanha prá valer nem começou. Veja que o PT está jorrando rios de dinheiro na cidade! E se existe um antipetismo, ele nunca é maior que o contrário. Edinho ganhou todas as eleições que disputou porque o povo pensa: “se é ruim com ele, pior sem”.

OUTRA LEITURA FALSA
O prefeito não é bobo e precisa ganhar a eleição para manter o respeito no PT. A chapa que apoia tem 126 candidatos a vereador, obras relevantes em curso, inclusive na saúde. A leitura falsa que me refiro, é do grupo de Lapena que foi à São Paulo pedir ajuda a Jair Bolsonaro. Minha impressão é que o apoio do ex-presidente é mais nocivo que estimulante. Ele pode atrapalhar Claudio Lapena, uma vez que 50% dos eleitores não votariam em seu candidato!

‘MAPA DA FOME’
A FAO – Food and Agriculture Organization – Agência da ONU que trabalha no combate à fome e à pobreza por meio da melhoria da segurança alimentar e do desenvolvimento da agricultura divulgou dia 24/07 (quarta-feira), o seu Relatório Anual do chamado “Mapa da Fome”, no mundo, incluído nele, a fome no Brasil. Segundo a FAO, a insegurança alimentar no Brasil caiu 85% em 2023, no primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

PARABÉNS LULA 3…
Pelos números da FAO, cerca de 14,7 milhões de brasileiros deixaram de passar fome severa em 2023, caindo de 17,2 milhões em 2022 (Governo Bolsonaro) para 2,5 milhões, que ainda estão no “Mapa da Fome”. O país havia saído do “Mapa da Fome” – com as políticas de combate à pobreza iniciadas no Governo FHC e continuadas no Lula 1 – em 2014 e se manteve fora dele até 2018. A partir de 2019 começou a crescer gradativamente a pobreza extrema no país e foi a até 2022. Para sair novamente tem que ficar abaixo de 2,5 milhões de pessoas. O governo comemorou: “Tamos no caminho certo”! Parabéns ao Governo Lula pela conquista!

FARSA ELEITORAL
Depois dos Parabéns vem a porrada! Não dá para entender os dois pesos, duas medidas que o presidente Lula (PT) pendula – cara de pau – para lidar com governos autoritários e autocratas, daqueles democráticos. Ao dizer que não viu nada de anormal na eleição da Venezuela, tenta encobrir a farsa eleitoral que ocorreu naquele país. O mundo todo sabe, só ele que encobre! Lutou contra o golpismo de Bolsonaro e seus asseclas e saiu como o paladino da democracia…

GANHA, MAS PERDE!
Lá Ele releva, apoia o golpista, nos envergonhando diante do mundo… Quando nem o Itamaraty deu a sua palavra final! Seu Assessor Especial para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, fica pulando lá em Caracas na corda bamba! Segundo apuração em estados e cidades das atas de votação, Edmundo Gonzalez, teria vencido com 7.119.768 votos, 67% e o ditador Nicolás Maduro, com menos da metade: 3.275.819 votos ou 30% deles. Uma vergonha!

FUTEBOL MORREU
Nosso futebol que era orgulho do povo, desde 1958, quando ganhamos a primeira Copa do Mundo, na Suécia, e depois mais quatro – O PENTA – não ganha mais nada e ameaça não estar na Copa do Mundo de 2026. A seleção masculina não se classificou entre as 16 tops para a Olimpíada e a feminina perde para quase todos. Parabéns aos nossos gigantes que resistem em Paris ganhando pequenas medalhas! Parabéns a grande Rebeca Andrade e a fadinha Raíssa Leal. Estamos com vocês! Acho que não atingiremos a marca de medalhas de 2021… Fazer o quê num país que em vez de caminhar para frente, regride até nas melhores ideias? É o fim!