Home Destaques

Edinho busca recursos no Governo do Estado para acertar estragos feitos pelas chuvas

Prefeito esteve nesta quarta-feira (4) em reunião com o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e a coordenação da Defesa Civil do Estado de São Paulo

83
Edinho e prefeitos de cidades na mesma situação de Araraquara foram pedir ajuda financeira

O prefeito Edinho esteve em São Paulo nesta quarta-feira (4), no Governo do Estado, em busca de recursos para a recuperação das vias danificadas pelas fortes chuvas registradas em Araraquara na semana passada.

Edinho participou de reunião com o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, com o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, coronel Henguel Pereira, e com outros representantes do Governo do Estado e da Defesa Civil.

Além de Araraquara, as cidades de Bertioga, Cajamar, Capivari, Monte Mor e Rafard, também castigadas pelos temporais, estavam representadas na reunião. Os gestores relataram situação idêntica com Araraquara: chuvas em quantidade recorde, acima dos registros históricos.

O Governo do Estado ouviu as demandas apresentadas pelos prefeitos. “Nós argumentamos, mostramos o impacto em cada área da cidade de Araraquara. Uma reunião importante para que a gente possa, o mais rápido possível, conseguir a liberação dos recursos para iniciar as obras de recuperação, principalmente dos locais mais críticos”, afirmou Edinho.

“São áreas em que nós entendemos que as obras precisam ser feitas em caráter emergencial. Pelo levantamento da Defesa Civil de Araraquara e da Defesa Civil estadual, temos nove áreas duramente atingidas pelas chuvas, mas há aquelas que são prioritárias. Entre elas, a Avenida 36 e a área do Parque São Paulo, onde a erosão se aproxima de residências. As demais áreas também serão recuperadas e também vamos buscar recursos”, complementou o prefeito.

Araraquara continua em alerta para temporais nesta semana. Segundo a Defesa Civil do Estado, 180 mm de chuvas podem ser registrados entre a terça (3) e a sexta-feira (6). Na semana passada, principalmente na quarta-feira (28), choveu 200 mm em 24 horas no município, sendo 130 mm em um intervalo de apenas seis horas.

“É a maior tragédia natural da história de Araraquara. Mas eu tenho dito: uma cidade que venceu a pandemia também tem força e vai superar essa tragédia que estamos enfrentando. Com muito trabalho e dedicação, nós vamos entregar a cidade de Araraquara com qualidade de vida, condições de trânsito e mobilidade, com infraestrutura”, declarou o prefeito Edinho.

PONTOS INTERDITADOS

No final da tarde desta quarta-feira, Araraquara possuía nove pontos interditados total ou parcialmente devido aos danos causados pelas chuvas: Avenida 36 (Padre Francisco Salles Colturato), próximo à Unip; Rua Nove de Julho (Rua 2), na altura do Parque do Botânico; uma pista do Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camargo, que margeia o Parque Botânico e acessa a Rua Gennaro Granata; Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, próximo ao número 790, no Parque São Paulo; Rua Armando de Salles Oliveira com a Rua José Palamone Lepre; Avenida José Barbanti Neto, na altura do condomínio Altos do Jaraguá; Rua João Peroni com a Rua Professora Rivadávia Marques Júnior, no Jardim Dom Pedro; ponte na área rural ARA-333 (desvio do pedágio da Rodovia Washington Luís, após a Chácara do Nelson); e ponte da Avenida Dr. Carlos Alberto Calseviano, no Jardim Residencial Vale do Campo.