O prefeito Edinho foi o responsável por iniciar as atividades do evento “Híbrido Etanol: O Motor do Futuro – Uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade”, que aconteceu nesta quarta-feira (6), em Araraquara, com o objetivo de promover debates em torno de uma nova tecnologia de energia limpa para automóveis. O encontro, que teve início pouco depois das 9 horas, se estendeu até o início da tarde.
Edinho agradeceu a todos que trabalharam para que o evento se tornasse realidade e salientou a relevância do ciclo de debates, principalmente pelo contexto em que se encontra a economia.
“Para nós, essa atividade tem uma importância fundamental. Penso que é um momento histórico para nós de Araraquara e certamente é um momento histórico também para a economia do estado de São Paulo e do Brasil. Estamos em um evento que, se abríssemos o convite, certamente esse anfiteatro estaria totalmente tomado, pela importância, repercussão e centralidade desse debate nesse momento da história dessa região, do estado de São Paulo, do Brasil e do mundo. Porém, por conta da pandemia, que é a maior tragédia humanitária da história, tivemos que fazer uma atividade com muitas restrições”, mencionou o prefeito.
Ele destacou também a importância de reunir todos os setores envolvidos e interessados no desenvolvimento da nova tecnologia. “É um momento histórico porque estamos colocando na mesma mesa os trabalhadores, a indústria, as universidades, nossos centros de pesquisa, o poder público e também a imprensa, porque sem ela é muito difícil que a sociedade tome conhecimento de um evento como esse”, completou Edinho, que também representou os demais prefeitos e prefeitas que compõem o Consórcio de Municípios da Região Central do Estado de São Paulo.
O ciclo de debates contou com a participação de pesquisadores, universidades, representantes das entidades dos trabalhadores, direção da Volkswagen e da Toyota, além de representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e outras instituições.
A atividade foi dividida em três painéis que abordaram assuntos, previsões e propostas relativas ao tema. O Painel 1 apresentou a proposta “Carro híbrido a etanol (desafios e oportunidades da academia ao mercado)”, enquanto o Painel 2, levou o tema “Carro híbrido: Um conceito sustentável – Carro elétrico é mesmo sustentável?” e o Painel 3, “O novo ciclo do etanol: Qual o caminho para o etanol se consolidar como principal fonte sustentável de energia para o futuro?”.
O tema do evento se baseou no momento vivido pela indústria automobilística global, que passa por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro dominado pelo carro elétrico.
O debate girou em torno do desenvolvimento de veículos híbridos elétricos com propulsor a combustão flex ou movido exclusivamente a etanol. Há ainda uma nova ideia que envolve um sistema que transforma o etanol em hidrogênio para alimentar a bateria elétrica.
Assim, esses veículos não teriam a necessidade de serem carregados na tomada e teriam a vantagem de ter uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, assim como híbrido a etanol, o que seria de extrema relevância, visto que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas nos dias de hoje pelo mercado.