Home Destaques

Edna Martins coordena criação do Consórcio Central na Região de Araraquara

Consórcio criado pelo Governo do estado vai auxiliar os municípios integrantes na compra de diversos itens, principalmente medicamentos por lotes, alcançando uma redução de até 40% no valor final

258
Membros do consórcio reunidos nesta quinta-feira em São Paulo

O Consórcio Central na Região de Araraquara convidou os municípios da região de Araraquara na tarde dessa quinta-feira (05) para uma reunião no Palácio dos Bandeirantes dando a eles a oportunidade de conhecerem os programas ofertados pelo governo do estado de São Paulo.

O consórcio foi recebido pela araraquarense Edna Martins, idealizadora do projeto junto com os prefeitos da região, Rafael Goff e o secretário de desenvolvimento regional do Governo Estadual, Marcos Vinholi.

A reunião contou com a presença de 14 municípios da região de Araraquara, além de representantes do Sebrae e da Diretoria Estadual de Resíduos Sólidos.

O consórcio tem o objetivo de ajudar os municípios-membros na compra de diversos itens na gestão pública como por exemplo, remédios, material escolar entre outros produtos além de incentivar a economia local com incentivos aos pequenos produtores das cidades da região. Nas compras consorciadas os municípios conseguem ter uma diminuição de 40% em média no valor final dos produtos adquiridos.

O consórcio representará quase um milhão de habitantes da nossa região e promoverá inúmeras políticas públicas regionais na área da saúde, desenvolvimento econômico, modernização das prefeituras, defesa das mulheres entre tantos outros tema.

Para Edna Martins “o consórcio vai ajudar nossa região a pensar em políticas públicas regionalizadas, mais eficientes e ajudará os municípios a enfrentarem os desafios que hoje tentam resolver sozinhos”.

Grupo apresenta estudos sobre o consórcio

De acordo com Luizinho Noli, representante dos prefeitos no consórcio, “o órgão trará economia para os municípios abrindo espaço no orçamento de cada prefeitura para novos investimentos na área da Saúde e Educação, por exemplo”.

Na segunda quinzena de agosto os prefeitos se reunirão novamente para elaboração do protocolo de intenções e formalização do consórcio, com assessoria do Sebrae e já com o compromisso de um estudo sobre resíduos sólidos por parte da Secretaria de Infra estrutura e Meio Ambiente.

O Governo do Estado de São Paulo lançou o programa de consórcios e apoiará os municípios nessa iniciativa, o que Edna Martins considera – uma grande vitória para toda nossa região.