As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) entregaram, aos alunos do 1º ao 9º ano, o 2º Caderno de Atividades elaborado pelos professores com objetivo de assegurar os direitos de aprendizagem, mitigar os impactos da pandemia e garantir a continuidade do processo de aprendizagem.
Vale lembrar que as aulas presenciais foram suspensas em março deste ano, por conta da pandemia de Covid-19. Desde então, a Secretaria Municipal da Educação tem empreendido diversas ações, previstas no Programa Municipal “Lição em Casa” com objetivo de garantir a manutenção da carga horária letiva, do processo de aprendizagem e desenvolvimento e do vínculo da criança e de sua família com a escola.
“O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é subsidiar, apoiar e fortalecer as aprendizagens iniciadas neste ano letivo, além de manter o vínculo dos alunos e das famílias com as escolas, neste difícil período de enfrentamento à pandemia mundial do novo coronavírus”, afirma a secretária da Educação, Clélia Mara Santos.
A entrega do 2º Caderno de Atividades vem sendo realizada pelas equipes escolares, aos pais ou responsáveis pelos alunos matriculados nas escolas municipais – EMEF Altamira Amorin Mantese (Selmi Dei 3), EMEF Eugênio Trovatti (Bueno de Andrada), EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza (Indaiá), EMEF Henrique Scabello (Hortências), EMEF Hermínio Pagotto (Bela Vista), EMEF José Roberto de Pádua Camargo (Jardim Dom Pedro II), EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes (Paraíso), EMEF Maria de Lourdes da Silva Prado (Monte Alegre), EMEF Olga Ferreira Campos (Universal), EMEF Rafael de Medina (Jardim Martinez), EMEF Ricardo Caramuru de Castro Monteiro (Vale do Sol), EMEF Rubens Cruz (Selmi Dei 4), EMEF Ruth V. C. Leite Cardoso (Maria Luíza) e EMEF Waldemar Saffioti (Cruzeiro do Sul).
“Minha filha gosta de estudar e vamos aproveitar bem o conteúdo do caderno de atividades” disse a mãe Tânia Cristina dos Santos, da aluna Maísa Cristina Santos, do 5º ano da Emef Altamira Amorim Mantese, no Jardim Selmi Dei 3.
“Eu gosto de estudar com os amigos na escola” afirmou Victor Andrey, de 10, da Emef Altamira, ao lado da mãe Patrícia Ferreira Dias.
“Além do conhecimento transmitido por meios eletrônicos, foram produzidos roteiros impressos com o mesmo conteúdo para os alunos com dificuldades de conexão”, acrescenta a professora Andreia Veronezi, da Emef Altamira.
O 2º Caderno de Atividades deverá ser devolvido aos professores no período de retorno dos alunos no ano letivo de 2021 e será retomado no 1º bimestre do próximo ano letivo como parte integrante das atividades de desenvolvimento e recuperação das aprendizagens.
Mais informações sobre a entrega do segundo caderno de atividades podem ser obtidas nas escolas de ensino fundamental.