Home Destaques

Eliana Honain volta a descartar primeiros casos suspeitos da monkeypox em Araraquara

Casos suspeitos teriam surgido nestes últimos 10 dias, ocorrendo a coleta de amostras para análises, mas os resultados não confirmaram a chegada da doença.

96
Casos suspeitos surgidos até agora foram descartados após análise de amostras em laboratório

A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, ao participar do programa Canal Direto com a Prefeitura nesta segunda-feira (08) disse que “Araraquara teve alguns casos suspeitos da nova varíola (monkeypox), todos eles descartados. Não temos casos confirmados dessa nova varíola aqui em Araraquara”, declarou Eliana.

Ela argumentou também que a rede municipal de saúde já está capacitada para o atendimento de casos suspeitos e que a varíola em questão foi declarada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

“A primeira ação que já tomamos foi a determinação do protocolo de atendimento, orientações de isolamento e tratamento clínico. Essas medidas foram tomadas para capacitação da nossa rede para esse atendimento de pacientes que procuram o serviço de saúde e podem ter, principalmente, essas lesões na pele. Vamos fazer o diagnóstico e coletar material.

Eliana Honain participando do programa nesta segunda-feira

O “Canal Direto com a Prefeitura”, programa exibido na página da Prefeitura de Araraquara no Facebook, voltou a ser transmitido ao vivo nesta segunda-feira (8); o programa era apresentado até o início da pandemia e precisou ser interrompido para a exibição dos boletins diários com a situação epidemiológica da Covid-19 em Araraquara. Com a superação da fase mais crítica e o encerramento do estado de calamidade pública, o “Canal Direto” foi retomado pela Secretaria de Comunicação.

Sobre a Covid, Eliana Honain voltou a afirmar que – “a doença continua, vai permanecer, mas nós precisamos enfrentar todas as outras demandas que vêm junto. Nenhuma ação está sendo diminuída. Continuamos fazendo as testagens, o monitoramento dos positivados e comunicantes, o monitoramento dos internados. Mas ela [pandemia] deixa de ser a única grande prioridade do Município. Estamos retomando as cirurgias eletivas e uma série de outras coisas, já que, com o avanço da vacinação, os casos são extremamente mais leves e não temos o comprometimento dos serviços hospitalares”, afirmou a secretária.