Home Destaques

Em Araraquara, Polícia Ambiental liberta pássaros e multa criador em R$ 5 mil

Homem que se apresentou como proprietário do lugar disse aos policiais que desconhecia que não podia capturar as aves e que as mantinha em cativeiro, pois gosta de ouvir seu canto.

5
Entre as aves que ganharam liberdade estavam os canarinhos

Neste sábado (20), uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Araraquara, em atendimento à denúncia referente a aves em cativeiro, se deslocou até uma residência localizada no Parque Residencial Jatobá, em Araraquara/SP, onde verificou a existência de duas aves silvestres sem anilhas de identificação em duas gaiolas penduradas em frente à casa denunciada.

Em uma das gaiolas havia acoplado um alçapão armado, sendo utilizado para caçar outras aves.

Ação Policial no Parque Residencial Jatobá, em Araraquara

Em contato com o morador, ele informou que desconhecia que não podia capturar as aves e que as mantinha em cativeiro, pois gosta de ouvir seu canto. No interior da casa haviam mais 8 aves da fauna silvestre nativa sem anilhas de identificação, mantidas em cativeiro por meio de gaiolas.

Diante da ilegalidade, com fundamento no art. 25 da Resolução SIMA 05/2021, foi lavrado em nome do Sr. J. J. O. o respectivo auto de infração ambiental no valor de 5.000,00 reais, ao mesmo tempo apreendidas as 10 aves, sendo 05 canários da terra, 03 coleirinhos papa capim, 01 trinca ferro e 01 Pássaro preto, 01 alçapão e 07 gaiolas.

As aves foram soltas no seu habitat e as gaiolas e a armadilha destruídas.

DIA DE LIBERDADE

https://rciararaquara.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Policia-Ambiental-Video.mp4