Home Destaques

Em Araraquara, Polícia Ambiental liberta pássaros e multa criador em R$ 5 mil

Homem que se apresentou como proprietário do lugar disse aos policiais que desconhecia que não podia capturar as aves e que as mantinha em cativeiro, pois gosta de ouvir seu canto.

37
Entre as aves que ganharam liberdade estavam os canarinhos

Neste sábado (20), uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Araraquara, em atendimento à denúncia referente a aves em cativeiro, se deslocou até uma residência localizada no Parque Residencial Jatobá, em Araraquara/SP, onde verificou a existência de duas aves silvestres sem anilhas de identificação em duas gaiolas penduradas em frente à casa denunciada.

Em uma das gaiolas havia acoplado um alçapão armado, sendo utilizado para caçar outras aves.

Ação Policial no Parque Residencial Jatobá, em Araraquara

Em contato com o morador, ele informou que desconhecia que não podia capturar as aves e que as mantinha em cativeiro, pois gosta de ouvir seu canto. No interior da casa haviam mais 8 aves da fauna silvestre nativa sem anilhas de identificação, mantidas em cativeiro por meio de gaiolas.

Diante da ilegalidade, com fundamento no art. 25 da Resolução SIMA 05/2021, foi lavrado em nome do Sr. J. J. O. o respectivo auto de infração ambiental no valor de 5.000,00 reais, ao mesmo tempo apreendidas as 10 aves, sendo 05 canários da terra, 03 coleirinhos papa capim, 01 trinca ferro e 01 Pássaro preto, 01 alçapão e 07 gaiolas.

As aves foram soltas no seu habitat e as gaiolas e a armadilha destruídas.

DIA DE LIBERDADE

https://rciararaquara.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Policia-Ambiental-Video.mp4