“Em nome da Ferroviária SAF, nos dirigimos à nossa torcida neste momento difícil, com a sinceridade e o respeito que sempre pautaram nossa relação.” É desta forma que a diretoria da Ferroviária inicia uma nota para justificar o rebaixamento que acaba de sofrer na Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, em 2025.
Para o corpo diretivo do clube o rebaixamento para a Série C dói em todos nós, explica o comunicado. “Mas também entendemos que, no futebol, fases duras fazem parte do caminho. Elas exigem maturidade, análise e reconstrução, e é com essa postura que encaramos o cenário atual.”
Segue o documento dizendo que ao longo da temporada, os atletas, comissão técnica e colaboradores trabalharam com dedicação. Ainda assim, o clube reconhece que 2025 ficou abaixo do que foi planejado e que assume essa responsabilidade e que seguirá firme no compromisso de evoluir.
A Ferroviária SAF, diz ainda o documento, tem conduzido seu projeto com seriedade, planejamento e responsabilidade financeira. Todos os compromissos foram e continuam sendo honrados, sempre com o objetivo de construir um clube sólido no longo prazo. Os dois acessos conquistados nos últimos anos reforçam que estamos no caminho certo — capazes de crescer, competir e recolocar a Ferroviária no cenário que ela merece.
“Agora, voltamos nossas atenções para o que vem pela frente. O primeiro grande desafio está logo ali. A temporada de 2026 marca o início de uma nova etapa, e entraremos nela focados, organizados e determinados a buscar novamente o acesso. Nosso primeiro objetivo é claro: recolocar a Ferroviária na elite do Campeonato Paulista. Seguiremos trabalhando com seriedade e compromisso, honrando a história de Araraquara e da Ferroviária, para que a Locomotiva retome sua trajetória de crescimento”, conclui.