Neste dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Consumidor em razão de John F. Kennedy, em 1962, ter discursado sobre o tema. Na ocasião, ele destacou o direito à segurança, o direito de ser informado, o direito de escolher e o direito de ser ouvido. Tais direitos foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas em 1973 e, em 1985, foi instituída a data.
No Brasil, como se sabe, a defesa do consumidor surgiu como direito fundamental no artigo 5º, XXXII, além de princípio da ordem econômica no artigo 170, V, da Constituição de 1988. Além disso, a Constituição impôs ao Estado o dever de proteção e promoção eficiente dos direitos e interesses dos consumidores, o que foi concretizado, em 1990, com o Código de Defesa do Consumidor.

No cenário atual, não há dúvida de que qualquer programa de integridade das empresas deve levar em conta, 61 anos depois do discurso de Kennedy, nos Estados Unidos, padrões adequados de segurança, informação e escolha, além de canais fortes e eficazes para escuta dos clientes como, por exemplo, os Serviços de Atendimento aos clientes e, principalmente, as ouvidorias.
O Sincomercio nesta data se une a todos que estão envolvidos diretamente no cumprimento de uma data tão significativa. Assista o vídeo. (Por Fabíola Meira de Almeida Breseghello).