Na segunda-feira (10), a Embraer celebrou o início da produção do primeiro avião C-390 Millennium encomendado pela Força Aérea e Espaço Real da Holanda (Koninklijke Luchtmacht) em sua unidade de Gavião Peixoto, na região de Araraquara, parte central do Estado de São Paulo.
A cerimônia contou com a presença de representantes da força aérea holandesa e do Comando de Materiais e Tecnologia da Informação (Materiel & IT Command), que participaram da assinatura simbólica de uma seção da aeronave para marcar o importante marco.
A Holanda adquiriu cinco unidades do C-390 Millennium no âmbito da iniciativa “Substituição da Capacidade Tática de Transporte Aéreo”, um programa conjunto com Áustria e Suécia que contempla atualmente 13 aeronaves, além de sete opções adicionais para os países parceiros.
Essas plataformas versáteis e multiuso prometem melhorar a flexibilidade e capacidade de resposta em diversas operações, que vão desde missões humanitárias e médicas até transporte aéreo estratégico, fortalecendo as capacidades coletivas da OTAN. (Carlos Ferreira)