A Polícia Militar Ambiental de Araraquara ao receber neste sábado (11) a denúncia de que uma empresa de mineração de São Carlos estaria extraindo areia de forma irregular nas margens do Rio Mogi Guaçú, acionou uma das suas equipes para constatação.
De fato, no local apontado, ficou provado o ato criminoso, ou seja a intervenção na área de preservação permanente na margem do rio no município de Luís Antônio, já com 0,32 hectares de destruição pela empresa de São Carlos.

Em contato com a empresa o seu gerente disse à Polícia Ambiental que os operadores das dragas são orientados ao trabalho da forma correta, no entanto, acabam extraindo em locais com maior facilidade para terem maior quantidade de areia. “Isso eles fazem sem anuência da empresa”, completou.
Diante dos fatos os militares elaboraram um Auto de Infração Ambiental com multa simples no valor de R$ 3.200,00, incorrendo no artigo 43 da Resolução SIMA nº 05/21, concomitantemente ao embargo da área autuada. O valor da multa foi ampliada, em razão de obter vantagem pecuniária. Penalmente incorreu artigo 38, da lei federal nº 9605/98.