Home Agronegócio

Encerrado o programa de formação de operadores em tratores agrícolas no Bela Vista

Tendo em vista o aquecimento do mercado de trabalho para profissionais que operam com tratores agrícolas, o Sindicato Rural e o Senar, com a participação da Prefeitura de Araraquara, realizaram curso especifico para formação de operadores em pá carregadeira, retro escavadeira e moto niveladora. Foi praticamente um mês de ensinamento aos trabalhadores do Bela Vista.

188
Pá Carregadeira, uma das fases do curso de formação

Uma parceria do Sistema FAESP, SENAR e Sindicato Rural de Araraquara ofereceu o curso de formação para o aprendizado em Operação e a Manutenção de Tratores Agrícolas no Assentamento Bela Vista em Araraquara. O programa foi desenvolvido, segundo o coordenador regional do Senar SP, João Henrique de Souza Freitas, com o objetivo principal de capacitar alunos a operar a máquina de forma eficiente e segura, com procedimentos de manutenção e conservação do equipamento.

Em se tratando de um curso de formação de profissionais, o instrutor Marcelo Perrone inicialmente implantou o programa de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas no período de 2 a 6 de maio.

O ensinamento proporciona a certificação do aluno num curso total gratuito

De acordo com Perrone o curso sinaliza para uma parte teórica e também prática. Os organizadores sentiram que os alunos captaram bem o programa, apesar de serem máquinas complexas. “Além de operar, o operador tem que entender a máquina no campo”, explicou o instrutor , enfatizando que foram apontadas dicas necessárias para ter um bom desempenho com o equipamento, o funcionamento dos comandos, transporte e questão de segurança.

Já no período de 9 a 11 de maio, o instrutor Rui Manuel Sousa de Oliveira Marrecas, ministrou o curso operadores de retro escavadeira, continuidade do trabalho iniciado por Perrone. É verdade que, alguns já possuem certa experiência com o equipamento, porém é preciso de certificação para que possam trabalhar, por isso, os alunos passaram por avaliação para que pudessem ser aprovados. Outros tiveram o contato pela primeira vez.

A parte de manutenção das máquinas

O instrutor entre 12 e 14 de maio deu aulas agora em outra modalidade, para operadores em pá carregadeira cuja missão não é tão simples, pois exige conhecimento técnico e habilidade para execução das tarefas pertinentes ao seu trabalho. Para isso, o operador tem que preparar e manter a pá carregadeira adequada para as atividades do dia a dia.

A última etapa do curso de formação foi destinada ao trabalho de capacitação em motoniveladora. O programa se desenvolveu entre 16 e 20 de maio ensinando os procedimentos de terraplenagem em propriedades rurais. Para o coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas, o treinamento é importante para a geração de emprego e qualificação de mão de obra no município.

A motoniveladora é utilizada em obras de construção civil de grande escala, em conjunto com outros maquinários, principalmente para nivelamento de estradas ou patamares. “É uma oportunidade de formação de profissionais na área. Isso abre várias portas para o conhecimento e a possibilidade de empregos”, comentou o coordenador João Henrique, do Senar.

Os alunos no encerramento do curso

O curso oferecido gratuitamente foi uma opção importante de capacitação para os que integraram a equipe desde o início. Segundo o instrutor, todos foram muito bem aproveitando a oportunidade que lhes foi dada para que aprendessem uma profissão.

Para a realização deste curso no Assentamento Bela Vista houve um pedido da Prefeitura Municipal de Araraquara ao Senar que em autorizando chamou para a parceria o Sindicato Rural com toda sua estrutura.

Atualmente, o mercado de operadores de máquinas pesadas, a exemplo de motoniveladora, escavadeira hidráulica, retro escavadeira, empilhadeira, pá carregadeira e trator agrícola, tem se tornado um ramo com muitas demandas e campo de trabalho.