O prefeito também valorizou a integração que envolve o trabalho da segurança pública de Araraquara. “A inteligência que queremos construir na estrutura da Guarda Municipal de Araraquara é uma inteligência que trabalhará integrada. Primeiro integrada à Polícia Militar com o Sistema Detecta, depois integrada à Polícia Federal com todo o banco de dados que teremos disponível, e depois integrada com todas as polícias de Araraquara, porque nós teremos condições de mapear e solucionar tudo aquilo que acontece na cidade da perspectiva da criminalidade. Estaremos usando toda tecnologia para o bem da comunidade, monitorando as principais regiões do município”, acrescentou.
O vereador Emanoel Sponton (Progressistas), que representou a Câmara Municipal no encontro, também destacou a relevância do investimento. “Hoje é um dia de grande importância. Eu falo que a segurança pública é um dos pilares da nossa cidade. É de grande importância a entrega do COI e dessas novas viaturas, que ajudarão em tanto a Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil e os agentes de Trânsito, que têm feito um trabalho de grande valia para a nossa cidade. Hoje podemos ver o quanto é importante investir na tecnologia. Vemos que grande parte das soluções em questões de investigação e segurança pública é feita com tecnologia, com câmeras, e softwares e isso vem para somar à nossa segurança pública”, mencionou.
O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, agradeceu ao prefeito pela criação da GCM em 2001, em destacou a evolução que esse projeto alcançou no decorrer dos anos até chegar à estrutura atual. “Só posso agradecer ao prefeito Edinho por todo o seu compromisso e esforço em destinar todos esses recursos para a área de segurança pública do nosso município e que, aliado às políticas públicas desenvolvidas pelo seu governo nas áreas sociais, que são referência no estado e no Brasil, certamente estamos dando um passo enorme para a construção da paz social que tanto almejamos”, frisou.
A comandante da Guarda Civil Municipal, Juliana Zácaro, falou em nome da família do homenageado Antonio Carlos Ferreira de Freitas. “Fiquei muito feliz quando soube que o Centro de Operações e Inteligência levaria o nome do Ferreira porque eu fui parceira dele e sabemos o quanto ele era comprometido com o trabalho. A população também sabia disso e ele era muito querido pela população de Araraquara, pelo carisma, pela paciência e pela maneira com que ele atendia as pessoas que necessitavam do nosso serviço. A família pediu para agradecer porque ficou muito feliz com essa homenagem e repasso a todos. Falar do Ferreira é falar de toda história da Guarda”, pontuou.
O objetivo é intensificar o controle e o monitoramento das vias públicas, em áreas com grande circulação de pessoas e veículos, centros comerciais e, em especial, as principais entradas e saídas do município, através do programa Muralha Eletrônica, com câmeras que detectam veículos com pendência criminal. As câmeras apresentam novas e modernas funcionalidades, como leitura de placas veiculares, contagem de veículos para finalidades estatísticas, análise comportamental e facial, além do monitoramento do trânsito.
TOTEM DE COMUNICAÇÃO
O primeiro totem de comunicação e monitoramento da cidade fica instalado na esquina da Avenida José Bonifácio com a Rua São Bento, no Centro. Este é o primeiro dos quatro totens a serem instalados ainda neste ano em áreas de alta circulação de pessoas, facilitando a interação entre a comunidade e o poder público municipal em tempo real, por meio da comunicação direta com o Centro de Operações e Inteligência da GCM.
NOVAS VIATURAS
Ainda na mesma cerimônia, o prefeito Edinho entregou à Guarda Civil Municipal e à Defesa Civil duas viaturas para integrar a frota existente na fiscalização e ações diárias das corporações. O veículo Chevrolet Spin será destinado à GCM em um investimento de R$ 133.900, sendo os recursos advindos do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran). A viatura será utilizada no patrulhamento, permitindo oferecer um atendimento mais eficiente à população.
O outro veículo é uma caminhonete Mitsubishi Triton L200, que será destinada à Defesa Civil Municipal. O investimento foi de R$ 298 mil, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental. O veículo será utilizado no combate aos pequenos focos de incêndio e em outras situações relacionadas à proteção ambiental, além de desempenhar um papel fundamental no aprimoramento dos serviços de atendimento preventivo e de socorro oferecidos pela Defesa Civil, especialmente durante períodos de fortes chuvas.
O HOMENAGEADO
Antonio Carlos Ferreira de Freitas nasceu em Araraquara no dia 20 de julho de 1954. Filho de Antônio Ferreira de Freitas e Aparecida Conceição de Freitas, era casado com Sandra Freitas. Ingressou na Guarda Civil Municipal em 5 de novembro de 2001, tendo participado de diversos cursos de capacitação, como serviço integrado de mediação de conflitos, direitos humanos e eficácia dos operadores de segurança urbana, trânsito urbano, gerenciamento de crises, aperfeiçoamento técnico para guardas civis municipais, técnicas e tecnologias não letais de atuação policial e aspectos jurídicos da abordagem policial.
O GCM Ferreira foi condecorado em 2013 com a medalha de “Destaque do ano” na categoria bronze pelo grande comprometimento funcional com a instituição e pela dedicação no desempenho das atividades profissionais, sempre tratando a comunidade com respeito e carinho, e, assim, enaltecendo e dignificando o serviço público, em especial a Guarda Civil Municipal de Araraquara. Trabalhou internamente na Central de Atendimento e Despacho (CAD) entre os anos de 2012 e 2013, executando seu trabalho com excelência. Faleceu em 14 de outubro de 2017 e deixou muitas saudades em familiares, amigos e na GCM.