Cinco dias após o Banco do Brasil e a ASPA (Associação dos Servidores Públicos de Araraquara) promoverem duas palestras sobre os golpes dados pelos estelionatários com o uso do aparelho celular, um homem com 32 anos de idade – mostrando que não foi à aula – perdeu quase R$ 15 mil.
Como sempre acontece o criminoso se passa por funcionário do banco em que a vítima tem conta e com poder de convencimento conduz o cliente, ainda que seja de um banco virtual, a promover transferências. Mas, para isso o suposto bancário cria um histórico e convence a pessoa – sempre a levar vantagem.
No caso desta vítima, também residente em Araraquara, segundo o boletim de ocorrência a “gerente” lhe deu a informação que precisaria fazer um estorno em sua conta por ter ocorrido falha nos valores das parcelas de um empréstimo que ele havia contraído junto ao banco. Fazendo o estorno, o senhor terá direito a devolução dos valores pagos a mais, disse a mulher.
Ciente de que – a conversa seria verdadeira ele recebeu da suposta gerente uma chave PIX para copiar e colar no aplicativo do banco; após encerrar a operação, ele verificou que a transação teria sido direcionada para o CNPJ de uma empresa que não conhecia.
Entrando em contato com a direção do banco virtual ele recebeu a informação que – tinha sido ludibriado: não havia estorno e que acabara de perder R$ 14.963,85.