Home Destaques

Pai de Santo do “Maria Luíza” é preso por assédio e estupro contra crianças e adolescentes

Já com a denominação de "João de Deus de Araraquara", um homem de 41 anos está recolhido ao presídio em Santa Ernestina e deverá ser ouvido na Delegacia de Defesa da Mulher a partir desta quinta-feira. Já existiria um caso da adolescente de 17 anos que teria sido engravidada pelo homem. Atos criminosos praticados por ele serão investigados e se confirmados, as penas poderão atingir mais de 70 anos.

12
O charlatão com roupa de entidade cigana em uma das sessões e a casa onde mantinha o centro para seus cultos

Suposto líder religioso com 41 anos de idade que atuava no Maria Luiza III, em Araraquara, foi preso na noite desta terça-feira (30) na casa do seu irmão por uma equipe da Força Tática. Durante sua prisão não esboçou qualquer gesto de reação e desocupou o imóvel do familiar de modo pacífico.

Segundo consta, o homem que dizia estar atuando em nome da Palavra de Deus, já vinha sendo monitorado algum tempo, após o crescente número de denúncias, extremamente graves, todas relacionadas ao assédio a crianças, adolescentes e jovens com idades que variam de 6 a 17 anos. Porém, a conta dos crimes cometidos ainda não está fechada.

Na tarde desta terça-feira foi cumprido mandado de busca e apreensão em sua casa e no local onde eram realizadas as ações espirituais; o modo operacional como agia, sempre invocando o nome de Deus era praticamente semelhante ao exercido pelo médium João Teixeira de Faria, que ficou internacionalmente conhecido como “João de Deus” que fazia atendimentos religiosos na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, Goiás. As penas dadas pelos crimes de assédio e estupro passam de 70 anos.

O desempenho da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), recebendo as denúncias e reivindicando mandado de busca em sua casa/centro espírita foi rápido, com a delegada Meirelene Castro, a frente das investigações. Ela já havia recebido a informação de que o “João de Deus” de Araraquara mantinha até mesmo armas no seu ambiente de trabalho espiritual, via de regra utilizadas durante os “trabalhos”.

Entre as vítimas atacadas pelo poder de convencimento do “pai-de-santo” estaria uma jovem de 17 anos que acabou engravidando, caso que foi parar nas mãos de uma advogada que considera o caso extremamente grave e que passou a ter um acompanhamento mais próximo da situação. Ela inclusive acredita que – há outros casos relacionados e que ainda não foram dados ao conhecimento das autoridades.

Assim, no local foram recolhidas diversas armas: revolver, machados, espadas e punhais, que de acordo com a umbanda são usadas nos rituais de magia, seja pelos ciganos ou outras linhas da bruxaria, que para seus membros é um instrumento de poder, de grande auxílio e defesa contra as energias negativas.

“João de Deus” do Maria Luiza III não se encontrava no seu centro no momento da apreensão das armas; horas depois, já era noite, foi encontrado na casa de um irmão, sendo detido e levado para a Delegacia de Polícia por conta de mandado de prisão expedido pela Justiça local.

Recolhido à Cadeia Pública em Santa Ernestina, João de Deus II, será ouvido a partir desta quinta-feira (02).