A antepenúltima rodada da Série A2 do Campeonato Paulista reserva um duelo de grande importância entre São Bento e Ferroviária, que se enfrentam nesta quarta-feira (26), às 19h30, no estádio Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba.
Com objetivos opostos na reta final da primeira fase, o Azulão sorocabano luta contra o rebaixamento, enquanto a Locomotiva tenta recuperar espaço no G8.
SÃO BENTO
O São Bento faz uma campanha irregular e luta para permanecer na Série A2. Atualmente, ocupa a 14ª posição, com 10 pontos, somando duas vitórias, quatro empates e seis derrotas. O time marcou seis gols e sofreu 15, e briga diretamente contra Portuguesa Santista (10 pontos), Rio Claro (8 pontos) e Linense (11 pontos).
Na última rodada, o Bentão empatou por 1 a 1 com o São José, fora de casa, ganhando um respiro na tabela. Nos jogos anteriores, perdeu por 2 a 1 para o Santo André e venceu o Juventus por 3 a 2. Agora, jogando em seus domínios, a equipe precisa somar pontos para evitar a queda.
O técnico Fabiano Carneiro, que substituiu Luiz Carlos Martins, destaca a importância do confronto: “A competição está muito equilibrada e não podemos deixar de pontuar. Jogamos em casa e vamos buscar a vitória, sempre respeitando a Ferroviária, mas confiando no nosso potencial.”
O atacante Brunão, que voltou a marcar recentemente, também projetou o duelo: “Será um jogo difícil. A Ferroviária tem uma equipe qualificada, mas temos nossos pontos fortes e vamos trabalhar para buscar a vitória em casa.”
Para o confronto, o volante Gazão está suspenso após ser expulso contra o São José. Em contrapartida, o zagueiro Diogo Rangel, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, volta a ficar à disposição. No departamento médico, o meio-campista Matheus Chaves segue em tratamento.
FERROVIÁRIA
A Ferroviária faz um campeonato de altos e baixos e tenta se consolidar na zona de classificação. A equipe grená ocupa a 10ª posição, com 16 pontos, sendo quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas, além de 18 gols marcados e 17 sofridos. O São José, que abre o G8, tem a mesma pontuação, mas leva vantagem nos critérios de desempate.
Após uma sequência de cinco jogos sem vitória – derrotas para Juventus (4×3) e São José (1×0) e empates com Santo André (2×2), Linense (2×2) e Primavera (0x0) –, a equipe se recuperou ao vencer o XV de Piracicaba por 2 a 1. No entanto, voltou a tropeçar na última rodada, empatando 0 a 0 com a Portuguesa Santista.
O técnico Vinícius Bergantim lamentou o último resultado e cobrou mais regularidade da equipe: “Quando vencemos um time que está na segunda colocação fora de casa, esperamos que no jogo seguinte, contra um adversário da parte de baixo da tabela, as coisas fluam melhor. Precisamos corrigir isso.”
A Ferroviária sofre com uma série de desfalques por lesão. No empate com a Portuguesa Santista, não puderam atuar: Cauã Aguiar, com lesão no quadril, Vitor Barreto, com lesão na coxa, e Lucas Rodrigues e Thayllon, que seguem em recuperação.
Por outro lado, os meio-campistas Cássio Gabriel e Zé Mário foram liberados e podem reforçar a equipe. O treinador também demonstrou preocupação com Juninho, que sentiu dores na posterior da coxa durante o aquecimento do último jogo.
RETROSPECTO
No retrospecto geral, São Bento e Ferroviária já se enfrentaram 61 vezes, com 20 vitórias da Locomotiva, 15 do Azulão e 26 empates. A equipe de Araraquara também leva vantagem no número de gols marcados: 65 a 55.
Nos jogos realizados em Sorocaba, o equilíbrio é maior:
São Bento venceu 10 vezes;
Ferroviária venceu 4 vezes;
17 empates ocorreram em 31 confrontos.
Já em Araraquara, a Ferroviária tem domínio absoluto:
16 vitórias da Ferroviária;
5 vitórias do São Bento;
9 empates em 30 jogos.
O último duelo entre as equipes foi em 2023, terminando empatado em 1 a 1 na Arena da Fonte. O primeiro registro do confronto aconteceu em 17 de novembro de 1963, com vitória do São Bento por 3 a 1, pelo Campeonato Paulista. (Informações: Futebol Interior)