Home Destaques

Ferroviária recebe o São Bento e quer manter invenbilidade e liderança na Série A2 do Paulista

Os três empates que ocorreram na abertura da 7ª Rodada do campeonato, favoreceram a Ferroviária neste sábado que recebe o São Bento, lanterna do certame, neste domingo na Fonte. Foram três empates que dificultam o avanço dos times na competição, principalmente para quem jogou em casa. O jogo em Araraquara vai começar às 18h.

44
Do lado da Ferroviária é só alegria (Foto: Guilherme Moro)

Este seria, em condições normais, apenas mais um confronto entre dois clubes tradicionais do futebol do interior paulista, donos de camisas pesadas e muita história. No entanto, o duelo deste domingo (1º), às 18h, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, entre Ferroviária e São Bento — partida que dá andamento a sétima rodada do Campeonato Paulista da Série A2 – representa muito mais do que isso.

De um lado estará a líder Locomotiva Grená, embalada, jogando bem e empolgando o torcedor afeano. Do outro, um São Bento na lanterna, vivendo uma fase dramática, com seis derrotas em seis jogos, ocupando a última colocação da tabela e já vendo, mesmo com nove rodadas ainda por disputar, o fantasma do rebaixamento à Série A3 rondar seu caminho.

A equipe de Araraquara lidera a competição com 77% de aproveitamento e 14 pontos conquistados, somando quatro vitórias e dois empates, além de manter a invencibilidade. O time marcou 11 gols — melhor ataque do campeonato — e sofreu apenas quatro, ostentando uma das defesas mais sólidas da Série A2.

Na outra extremidade da tabela, o São Bento faz uma das piores campanhas de sua história na divisão. A equipe de Sorocaba ainda não pontuou, acumula seis derrotas em seis partidas, com apenas um gol marcado e dez sofridos. O clube já promoveu a troca no comando técnico — Alan Dotti assumiu no lugar de Fabiano Carneiro —, mas a situação segue sem melhora, apesar da luta demonstrada em campo.

Os números negativos se acumulam: o São Bento não vence uma partida oficial há 886 minutos, ou nove jogos consecutivos — três ainda em 2025, pela Copa Paulista, e seis nesta temporada, pela Série A2.

O sinal de alerta já está aceso há tempos em Sorocaba. Enquanto isso, a Ferroviária vive grande momento e entra como favorita para o confronto deste domingo. Ainda assim, o torcedor do Bentão se apega à máxima de que clássico do interior é sempre imprevisível e espera uma reação, mesmo diante do consistente conjunto grená.

TRAJETÓRIAS

A Ferroviária vem de uma importante vitória fora de casa na última rodada: 1 a 0 sobre o Santo André, no ABC Paulista. Antes disso, venceu o Taubaté por 2 a 1, no Vale do Paraíba. O time grená também superou a Inter de Limeira por 2 a 1, na Arena da Fonte, e goleou o Juventus por 5 a 1. Os empates foram contra o Ituano, por 1 a 1, em Itu, e diante do Osasco Audax, fora de casa, por 0 a 0, na estreia.

Já o São Bento atravessa um período de profunda dificuldade, com seis derrotas consecutivas. Na rodada mais recente, no meio da semana, perdeu por 1 a 0 para o São José, em Sorocaba. Antes, foi derrotado pelo Ituano (2 a 1), Água Santa (3 a 0), Monte Azul (1 a 0), Inter de Limeira (2 a 0) e, na estreia, pelo XV de Piracicaba (1 a 0).

Os artilheiros da Ferroviária são Fábio Santos e Thiago Pereira, com dois gols cada. Também balançaram as redes Albano, Mateus Cantarelli, Denilson, Edson e Lucas Rodrigues, todos com um gol. O único gol do São Bento na competição foi marcado por Coutinho, na derrota para o Ituano.

LOCOMOTIVA, RESPEITO AO ADVERSÁRIO

Apesar da excelente campanha, o ambiente na Ferroviária é de cautela e respeito ao adversário, mesmo em má fase. Em entrevista concedida nesta semana, o técnico Rogério Corrêa rechaçou qualquer favoritismo:

“Não tem como entrar com favoritismo. Eles passaram por uma troca de treinador agora. É um profissional muito bom, experiente, com vários trabalhos no futebol. Já conseguimos observar algumas mudanças. Quem entrar em campo vai estar totalmente focado em vencer, sem achar que já ganhou por estar em primeiro e o adversário em 16º”, analisou.

O treinador também ressaltou a importância de fazer valer o mando de campo: “Vamos focar muito nessa vitória, nos entregar ao máximo para conquistar os três pontos. Estamos vivendo esse momento por esforço e dedicação, não por nada dado de graça. Essa vitória é fundamental para mantermos nosso ímpeto forte”, completou.

Para o duelo, o lateral-esquerdo Edson Lucas cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Estão pendurados o atacante Thiago e o zagueiro Guilherme Ferreira.

BENTO: QUESTÃO MENTAL E LESÕES

Após mais uma derrota, os aspectos psicológicos e as lesões passaram a ser ainda mais preocupantes no São Bento. Segundo o diretor Roni Zinkorski, é preciso identificar os pontos de ajuste: “É conversar, entender e trabalhar o lado mental dos jogadores. A gente vê entrega física e técnica, mas o mental também pesa, e às vezes sentimos essa falta”, afirmou.

As lesões também têm dificultado o trabalho: “Temos seis jogadores considerados titulares no departamento médico, atletas que chegaram para assumir essa condição. Mesmo assim, seguimos trabalhando e empenhados.”

O capitão Fábio Bahia falou em tom de desabafo: “A gente tem lutado, batalhado e entende o torcedor. É difícil, porque só quem vive o São Bento sabe o que é passar por isso. Peço desculpas ao torcedor e à diretoria, em nome de todos os jogadores, pelo momento que estamos vivendo.”

SEM ATLETAS SUSPENSOS

Em relação ao time, o São Bento não tem atletas suspensos. O departamento médico segue tratando alguns jogadores: Lucas Nathan sofreu lesão na parte posterior da coxa e deve retornar apenas nas últimas rodadas da primeira fase.

Yuri Garcia teve uma leve fissura na décima costela do lado direito e ainda não tem prazo definido para retorno. Já Vitinho sentiu dores na partida contra o Ituano e segue como dúvida. (Informações: Futebol Interior)

O CAMPEONATO E A SÉTIMA RODADA

A sétima rodada do certame foi aberta neste sábado com a realização de três partidas; outras quatro serão realizadas neste domingo (02) e a rodada vai se encerrar nesta segunda-feira.

SÉRIE A2 – JOGOS DA 7ª RODADA

Dia 31/01 – Sábado
• Votuporanguense 0 x 0 Grêmio
• Sertãozinho 0 x 0 Linense
• São José 1 x 1 Inter de Limeira
Dia 01/02 – Domingo
10h00: Santo André x Água Santa
15h00: Taubaté x Ituano
16h00: Oeste Osasco x Juventus
18h00: Ferroviária x São Bento
Dia 02/02 – Segunda-Feira
XV de Piracicaba x Monte Azul