A morte de um bebê, nascido de forma prematura (25 semanas) na Maternidade Gota de Leite de Araraquara, levou a Prefeitura Municipal a distribuir uma nota de esclarecimento neste domingo (30), lamentando profundamente o acontecimento.
“Com pesar, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Saúde e da FUNGOTA, manifesta imensa tristeza e se sensibiliza com o falecimento do recém-nascido ocorrido na Maternidade Gota de Leite na manhã de sábado (29)”, explica o documento distribuído pouco antes das 20 horas.
A maternidade explica que, o bebê, nascido no dia 26 (quarta-feira), apresentava uma grave má formação da parede do tórax (toracosquise), o que demandou a realização de cirurgia no dia 28/11. Na manhã do dia 29, seguem as explicações, o recém-nascido sofreu uma parada cardíaca súbita e, mesmo com todas as manobras de reanimação e protocolos assistenciais aplicados pela equipe, não respondeu.
A Gota de Leite, através sua direção, salienta ainda que – a maternidade reforça que todos os procedimentos e medicações seguiram rigorosamente os protocolos vigentes. A unidade dispõe de equipe especializada em neonatologia e cuidados intensivos, que atuou de forma contínua durante todo o atendimento.
E conclui dizendo que a administração da maternidade adotou imediatamente todas as providências cabíveis. O corpo da criança foi encaminhado ao IML, conforme previsto nos protocolos para casos como este.