O Grupo de Apoio Tático (GAT) da Guarda Municipal realizava apoio ao Inspetor VTR 1099 e à equipe VTR 1071, para a segurança do cumprimento de medidas administrativas de recolha ao pátio de motocicletas, pela Rua Maurício Galli, nº 4528, quando a equipe flagrou uma motocicleta de cor preta transitando pela via em alta velocidade, ostentando uma máscara de palhaço no local do farol dianteiro, conduzida por dois indivíduos sem capacete, além de possuir escapamento em descarga livre, produzindo ruídos semelhantes a disparos de arma de fogo, causando alarde e perturbação da ordem pública.
Ao perceber a presença das equipes, o condutor tentou se evadir, tomando sentido contrário da via, porém foi contido e abordado pelos agentes da Guarda Civil Municipal, ainda no mesmo local.

Durante a identificação veicular, foram constatadas as seguintes irregularidades na motocicleta: Chassi do quadro suprimido; Cor diversa da original; Numeração do motor, em consulta, retornando sem identificação; Escapamento direto, causando perturbação do sossego público; Ausência de placa e de rabeta traseira; Ausência de ambos os retrovisores; Veículo em mau estado de conservação; Ausência de farol dianteiro; Pneus carecas e Sistema de ligação direta, com miolo da ignição violado.
Em busca pessoal e consultas, constatou-se que ambos os envolvidos são adolescentes, com 17 anos de idade, sendo que o adolescente identificado como K.E.B.C possui passagens pela Fundação Casa, pelos seguintes atos infracionais: Art. 157 do Código Penal (roubo) e duas passagens pelo Art. 33 da Lei nº 11.343/06 (Lei de Drogas).
Diante dos fatos, os adolescentes foram encaminhados à UPA do Melhado, onde foram atendidos pela doutora Luana Marquezini, não sendo constatadas lesões corporais recentes.
Posteriormente, os envolvidos foram apresentados no Plantão Policial, juntamente com seus responsáveis legais, para apreciação da autoridade policial, Elton Hugo Negrini, sendo todos ouvidos e liberados, mediante assinatura de termos de responsabilidade por seus representantes legais, e apreendeu a motocicleta para posterior perícia.