Home Destaques

Homem é detido pela Guarda Civil por adulterar placa de motocicleta em Araraquara

Após ser detido pelos guardas civis, homem foi levado para o Plantão Policial onde recebeu voz de prisão por infringir o Código Penal

78
Gambiarra que o motociclista fez na placa para ludibriar a fiscalização

Na noite desta segunda-feira (07), por volta das 22h, uma equipe de apoio com motocicletas da Guarda Civil Municipal de Araraquara realizava patrulhamento preventivo pela Avenida Padre Salles Colturato quando se deparou com uma motocicleta trafegando com sinais evidentes de adulteração na placa de identificação.

O veículo, uma Honda CG Titan 160 de cor prata, estava com fita isolante sobre os caracteres da placa, dificultando sua leitura. A abordagem foi realizada na Rua Armando Salles de Oliveira, onde foi constatado que o condutor estava com a CNH vencida, mas ainda dentro do prazo legal de carência.

Questionado sobre a adulteração, o motociclista afirmou que o objetivo era evitar a aplicação de multas de trânsito. Nenhum objeto ilícito foi encontrado durante a busca pessoal.

Além da infração penal, a adulteração de placa representa grave risco à segurança pública, pois impede a correta identificação do veículo e pode ser usada para encobrir crimes como furtos, roubos ou clonagem. A circulação com placas alteradas prejudica o trabalho de fiscalização e coloca toda a sociedade em risco.

Diante dos fatos, foi acionado apoio da viatura para condução do envolvido e da motocicleta ao Plantão Policial. Não houve necessidade do uso de algemas.

No Plantão, a autoridade policial ratificou a prisão em flagrante com base no Artigo 311 do Código Penal (adulteração de sinal identificador de veículo automotor). O acusado foi encaminhado à Cadeia Pública de Santa Ernestina. A Polícia Científica foi acionada e realizou a perícia no local.