Equipes da Polícia Militar de várias cidades da região trabalharam de forma conjunta para chegar até uma pessoa que estava passando notas falsas no comércio em municípios próximos a Araraquara.
Em patrulhamento, com informações sobre o veículo VW Gol, cor preta, ano 2009, placas EJS 7919, e a de que seu condutor estaria passando notas falsas, notadamente cédulas semelhantes às notas de R$100, os militares avistaram o veículo estacionado na Rua dos Ferrari, região central de Boa Esperança do Sul, na proximidades de um estabelecimento comercial, justamente onde a proprietária de uma revenda de água, de 29 anos, havia recebido uma nota falsa no valor mencionado e efetuado o troco.
Quando da abordagem ao condutor do veículo, um homem de 45 anos, os militares encontraram no interior do carro diversos produtos de várias espécies que, segundo o malandro, haviam sido adquiridos em vários locais.
O motorista, juntamente com o veículo, foram levados para a delegacia de polícia, momento em que chegava ao conhecimento das autoridades que em Dourado uma outra vítima de 78 anos estava também com uma nota de mesmo valor e falsa.
Segundo consta, mediante esta ação do meliante, teria passado mal e por este motivo não poderia comparecer na delegacia no município de Boa Esperança do Sul, de onde o delegado fez contato com a Polícia Federal, pois trata-se de um crime de “lesa a pátria”, quando então foi dada a voz de prisão ao falsário e o carro em que ele mantinha “as compras” também acabou recolhido, pois os pneus estavam carecas, sendo o veículo recolhido ao Pátio Arte Peças.