Home Cidade

Incêndio na antiga Carlton assusta moradores próximos e apaga parte da história do comércio

Empresa fundada em 1972 por Jaime Carlton, no Bairro do Carmo, com posição estratégica de localização e facilidade de escoamento de mercadorias tornou a Carlton uma das maiores importadoras do Brasil em peças automotivas, com distribuição comercial em todo o País. Com a empresa inativa os barracões foram incendiados nesta madrugada.

263
Prédio da Carlton Automotiva, uma das maiores distribuidoras de peças automotivas do Brasil nos anos 70

Incêndio ocorrido na madrugada desta quarta-feira (01) destruiu grande parte das instalações da antiga Comercial Carlton, na Avenida Presidente Vargas esquina com a Rua Castro Alves, no bairro do Carmo.

Segundo consta, três barracões da Carlton Automotiva, considerada uma das maiores empresas de importação no Estado de São Paulo nos anos 70, foram destruídos, causando pânico entre os moradores próximos. Atuação das equipes do Corpo de Bombeiros de Araraquara foi bastante rápida evitando que o fogo se espalhasse para os imóveis vizinhos, alguns destinados ao comércio diversificado.

A empresa, se hoje estivesse atuando estaria com 52 anos de atividades; ela chegou a ser tão forte no mercado de autopeças que chegou a abrir várias filiais em todo o Brasil para a distribuição de peças automotivas nacionais e importadas, contudo as alterações processadas na economia brasileira não permitiram que o empresário Jaime Carlton seguisse em frente com o negócio, baixando as portas.

O incêndio, contam os vizinhos, certamente começou com a intervenção de drogados que invadiam o prédio para o consumo de drogas; há mais de 10 anos que a Carlton deixou de funcionar o que foi uma pena para o comércio de Araraquara.

Nesta manhã de quarta-feira apenas uma viatura do Corpo de Bombeiros estava no local, mais por medida de segurança. A área foi interditada para a realização dos serviços da Perícia Técnica. Não houve vítimas.