Presente na Convenção Municipal do MDB de Araraquara, ocorrida nesta quarta-feira (28), o vereador João Clemente teria garantido às lideranças do MDB – Movimento Democrático Brasileiro que está apenas aguardando a abertura da janela partidária para deixar o PSDB, partido pelo qual foi eleito pela primeira vez em sua carreira política e ser um emedebista e concorrer já no ano que vem pela sua nova agremiação.
A informação foi passada pelas próprias lideranças do MDB em Araraquara que reelegeram Aluísio Braz, o Boi, presidente do partido que tem o ex-prefeito e ex-deputado Marcelo Barbieri como sua principal estrela política. Para Marcelo, se trata de um nome forte para formar no time de candidatos a vereador em 2024.
João Paulo Clemente Junior, o vereador João Clemente, hoje ainda do PSDB, é bacharel em Direito e concorreu para uma vaga na Câmara Municipal de Araraquara pela segunda vez, sendo eleito, em 2020, com 1.127 votos. Ele tem feito parte do grupo que dá suporte ao prefeito Edinho Silva na Câmara Municipal.
A cada ano eleitoral, ocorre a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece seis meses antes do pleito. Clemente terá que esperar abertura da janela que acontecerá em 3 de março do ano que vem, se estendendo até 1º de abril. Se sair antes ele perderia a cadeira e segundo consta assumiria – Jeferson Yashuda.
A regra foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015) e se consolidou como uma saída para a troca de legenda, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segundo a qual o mandato pertence ao partido, e não ao candidato eleito. A decisão do TSE estabeleceu a fidelidade partidária para os cargos obtidos nas eleições proporcionais (deputados estaduais, federais e vereadores).