Home Destaques

Lapena reduz as pastas, faz limpeza nos cargos de confiança e deve oficializar novos secretários

O sociólogo e jornalista José Maria Viana escreve sua azeitonada coluna política dominical sem medo de ser feliz, e, aproveitou o embalo da proclamação da República para falar do secretariado de Lapena em Araraquara.

6
Prefeitura se prepara para receber o novo governo

JORNADA DE 4 DIAS
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que está sendo apresentada ao Parlamento pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) promete revolucionar o mundo do trabalho no Brasil com discussões acirradas entre empresários da indústria e do comércio e também no Congresso Nacional. A PEC muda a jornada de trabalho dos brasileiros para quatro dias semanais e acaba com a escala 6/1, com descanso remunerado somente aos domingos como acontece hoje.

216 ASSINATURAS
Erika Hilton precisaria de 171 assinaturas para a sua proposta seguir tramitação na Câmara dos Deputados e com apenas três dias de conversas com parlamentares e intenso trabalho de convencimento, anunciou que o texto já atingiu o apoio de 216 deputados, cerca de 45 a mais que o mínimo necessário e alguns deputados prometeram também que pretendem assinar. A jornada reduzida para 4 dias teria no máximo 36 horas semanais com mais horas de descanso.

APOIO DE ESQUERDA E DIREITA
Segundo a deputada do PSOL, sua proposta une esquerda e direita, pois já obteve adesão de vários partidos do outro lado. O ministro da Secom, Paulo Pimenta, escreveu: “Toda iniciativa que venha melhorar as condições de trabalho e a vida da classe trabalhadora, terá o nosso apoio”. O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também apoia e disse se tratar de “tendência mundial”. O mesmo defendeu Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT. Agora a deputada conversará com o presidente Arthur Lira e Lula.

IDEIAS EMANCIPATÓRIAS
Para o presidente da Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo, “a ideia é estapafúrdia” e causaria desemprego. O analista Thiago Amparo lembra que em 1905 os donos de padarias de Nova York também espernearam quando o Estado decidiu limitar a jornada de trabalho (já exaustiva) a 60 horas semanais ou 10 horas por dia. “Se o capital quiser precificar a liberdade, poderia colocar na ponta do lápis que trabalhadores mais felizes produzem mais e adoecem menos”. Ideias estapafúrdias hoje, no tempo, podem ser vistas apenas como emancipatórias.

SECRETÁRIOS DE LAPENA
O prefeito eleito de Araraquara, Luiz Claudio Lapena Barreto (PL), começa com o pé direito, divulgando os nomes do secretariado. São eles: Marina Sacchi – Meio Ambiente; Paula Benedicto – Comunicação; Juliana Sant’ana – Administração; Meire (Vice-Prefeita) – Assistência Social; Laxixa – Obras; Abelardo Ferrarezi – Saúde; Coronel Adalberto – Segurança; Euzania Andrade – Cultura; João Henrique Silvestre – Esportes; Luiz Arib Nacir – Desenvolvimento Econômico; Pedro Monteiro – Chefe de Gabinete; e José Roberto Pereira – Fazenda. Leandro Guidolin, que tinha tudo para chegar na Superintendência do DAAE, parece que ficará como Secretário de Governo e Sumbunhe N’fanda, que foi cogitado para a Educação, segundo consta, segue para a Casa Afro.

REDUZIU DE 17 PARA 14
Não conhecemos o desenho dessas secretarias para dizermos quantos cargos de confiança o novo chefe do Executivo da cidade irá cortar, como prometeu. Até agora, pelos nomes anunciados, ele reduziu apenas em três o número de secretarias. O Governo Edinho Silva (PT) conta ao todo com 17 secretarias na sua administração. Anunciamos aqui, se não me esqueço, que no 3º Governo Edinho somente no DAAE ele criou 51 cargos de confiança. Todos os nomes de Lapena foram bem aceitos, inclusive o da Cultura que é sempre uma área polêmica. Fui informado que Euzânia Andrade, resiste porque seu marido será o secretário da Saúde.

PROBLEMAS E DESAFIOS
Claudio Lapena recebe uma Prefeitura endividada e com grandes problemas, especialmente nas áreas da Saúde – com a Santa Casa sobrecarregada para atender os habitantes da cidade – da Segurança Pública, na Zeladoria em geral e no fornecimento de água. Como cidadão que aqui vive, vota e paga seus impostos, desejamos boa sorte e bom governo! Vamos torcer para que o futuro prefeito consiga resolver os problemas e o grande desafio que tem pela frente!

FAZER O QUE QUISER
Donald Trump deve está se sentindo o verdadeiro “Príncipe Providencial”, como diria Maquiavel. Ganhou nos votos, no Colégio Eleitoral, já possuía o controle do Senado e agora tem maioria simples na Câmara dos Deputados: 218 parlamentares, sem falar no domínio conservador que tem sobre a Suprema Corte. Tudo isso dará ao republicano um início de governo sem obstruções e poderá aprovar promessas de deportação em massa de imigrantes, bem como a alta de tarifas alfandegárias, mas certamente terá o troco igual de outros países.

BOZO TRIUNFALISTA
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escreveu um artigo triunfalista sobre a vitória de Donald Trump e não se conteve em elogios ao americano, na esperança de que aqui aconteça o mesmo em 2026, fechando o cerco à esquerda. Seu artigo nos fala pouco do seu apreço pela democracia que diz defender, no entanto, suas ações quando perdeu a eleição de 2022, falam mais alto e todo mundo sabe de suas várias tentativas de golpe até o fatídico 8 de janeiro.

EXALTAÇÃO À DIREITA
Recebi de um amigo um vídeo onde um tal de Gustavo fala das maravilhas da vitória de Donald Trump nos EUA. Entre outros, diz que o atual presidente eleito daquele país foi perseguido pela imprensa, pelo sistema, pela Justiça e venceu todos e encurralou a esquerda. Sobre o Brasil diz que vivemos uma ditadura de esquerda, chamando num desrespeito o presidente Lula de “Ladrão” e “Bebum”. Sua fala não deixa de ser apenas uma exaltação à extrema direita que coloca a cabeça de fora, mas nunca resolveu os problemas do mundo. Só os piorou.

CENTRO-ESQUERDA
A esquerda não faz a leitura correta do mundo de hoje; a direita faz um pouco melhor, mas na hora de agir, só pensa em si e cai novamente. Bolsonaro perdeu para a sua burrice que foi capaz de unir o centro à esquerda dando vitória a Lula. Veja que na eleição municipal, a direita avançou pouco, a esquerda diminuiu, mas o grande vitorioso foi o centro que, aos poucos, se recompõe após a morte do PSDB (?). Esse grande centro, o novo centro, será o equilíbrio em 2026 e, apesar do conservadorismo da sociedade, a sua tendência será a centro-esquerda.

A.I. INTELIGENTE
Fiquei pasmo e com medo ao ler o anúncio de uma dessas bigtechs que acaba de criar uma Inteligência Artificial que não é mais artificial, é inteligente… Não somente raciocina sobre os seus conhecimentos de enciclopédia, mas pode agir por si só. As concorrentes anunciaram que já estão atrás desse estágio. E é aí que mora o perigo! Entregar o controle às máquinas como no “Exterminador do Futuro”. Essa atual tomará em pouco tempo todos os empregos das pessoas que ficam atrás de um computador. Espero não ver essa revolução quando todos os empregos serão tomados pelas máquinas! Como as pessoas irão viver sem salários?