Home Cidade

Livros digitais com fotografias de Araraquara serão lançados no site da Prefeitura nesta quinta (4)

Eduardo Luiz Veiga Lopes irá disponibilizar material a fim de manter viva a memória da cidade; imagens são de 1817 até o início deste século

48
Imagem como essa - seminário dos Padres Redentoristas, na Santa Cruz, hoje Assaí Atacadista, vai estar disponível graças ao trabalho de Eduardo Veiga

Três livros de fotografias digitais que retratam uma Araraquara antiga e obras do acervo da cidade serão lançados e disponibilizados no site da Prefeitura nesta quinta-feira, 4 de setembro. Com autoria e curadoria de Eduardo Luiz Veiga Lopes e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, por meio da Subsecretaria de Acervos e Patrimônio Histórico, o material estará disponível para download gratuito e poderá ser utilizado pelos interessados.

Dois deles, “Araraquara 100 anos em fotografias” – parte I e II, foram lançados em CD-ROM no ano 2000 e, agora retornam, na versão PDF junto a um novo material intitulado “Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida”. Ele explica que devido à tecnologia da época ter se tornado obsoleta, fará o lançamento agora, atualizado. “Como o CD-ROM não roda mais nos computadores de hoje, fiz o Livro digital que pode ser visto até no celular.”

Eduardo conta que em 1997 encontrou no seu trabalho algumas poucas fotos de épocas passadas. “Fiquei deslumbrado com aquele tesouro em minhas mãos. Pensei o que fazer com elas e fiz uma apresentação, usando aquelas fotos para aparecerem em um aparelho de televisão na Facira, no estande da Prefeitura, para que os visitantes também pudessem vislumbrar o material.”

Ele lembra que faltavam textos para acompanhar as fotos. “Convidei o saudoso Professor Rodolpho Telarolli, que ao ver aquele tesouro, quase chorou de emoção e queria saber como eu tinha colocado aquelas poucas, mas belas fotos, no computador.” Então, nos dois primeiros livros – “Araraquara 100 anos em fotografias”, parte I e II, a maioria dos textos é de Telarolli, com fotos oriundas do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria.

O primeiro livro traz mais de 900 fotos, em 1003 páginas. Além das fotos do arquivo do Museu Voluntários da Pátria, também somaram ao material fotos encaminhadas por famílias da cidade e todas creditadas a cada uma delas.

Eduardo Veiga, o produtor de uma história feita em fotos desde 1817

“Como o pessoal ficou sabendo que eu estava coletando as fotos em 1997, muitas pessoas apareceram com material, me trazendo novas fotos. O número de registros foi aumentando e, então, fiz a segunda edição – a parte II, onde constam fotos de 1817 a 2007… só que em 1817, não tinha fotografia! A fotografia começou em 1864. Então eu tenho a impressão que tiraram uma foto de um quadro de 1817 e fizeram como se fosse 1817”, explica.

O novo livro – “Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida” – traz fotos coloridas, produzidas em 2000, com registros das obras da pinacoteca, revelando 97 obras da coleção dos artistas, alunos e professores da Escola de Belas Artes, além de 204 obras de Paulo Mascia adquiridas pela Fundart e mais 236 quadros de diversos autores (oriundas de salões e concursos realizados pela Fundart e Biblioteca Municipal Mário de Andrade e que são do acervo municipal). Assim, são mais de 500 obras na nova edição digital, com 701 páginas.

O autor enfatiza que os livros serão disponibilizados no site da Prefeitura de Araraquara para que todos interessados usem e compartilhem as imagens, desde que deem os créditos das imagens. “Os livros estão registrados na CBL – Câmara Brasileira do Livro e são de minha autoria. Sou o autor das obras, mas há créditos dados a todas as fotos. Quem quiser usa-las, é para isso mesmo e, por isso, estou distribuindo gratuitamente. Pode usar! Apenas é necessário dar os créditos, informando de qual livro veio o registro. Meu interesse é manter viva a memória de Araraquara”, finaliza Eduardo.