REPERCUSSÃO NEGATIVA
A questão militar que debato aqui, tem repercutido negativamente com ataques até pessoais, por radicais de esquerda e de direita com discursos de ódio como se eu estivesse de um lado ou do outro e até contra os militares, quando me pauto pela defesa da democracia, regime que a maioria dos brasileiros escolheu para viver! Pauto-me pela ciência política, pela técnica e ética jornalísticas. Como tal, quero distância das guerras radicais de um lado e do outro!
GOLPE DE ESTADO
Como se sabe, neste país, entre 30 e 40 anos há um golpe militar, assombrando os civis e a democracia! Foi assim na República, em 1889; em 1930 e 1937; em 1964 e 1968, quando os militares governaram por 21 anos, torturando, sumindo e matando brasileiros que pensavam diferente, tirante as ameaças como as feitas por Eduardo Villas Bôas, de intervir caso o STF concedesse Habeas Corpus a Lula em abril de 2018. “É melhor prevenir que remediar”, disse!
TUTELAR A DEMOCRACIA
Me digam quem tiver bom senso e cultura, em qual democracia do mundo militares se envolvem em política e com segurança interna? Em qual delas existe um Superior Tribunal Militar? O professor Érico Esteves Duarte, da UFRGS e Denver (EUA), diz: “Enquanto militares forem centrais na administração pública, terão envolvimento na política e recurso de barganha para manterem-se tentados ao controle dos civis”, querendo “tutelar a democracia”!
QUE DEMOCRACIA É ESSA?
Que democracia é essa que vivemos, no Brasil e em quase toda América Latina, onde militares chegam ao poder através de golpe, matam e perseguem seus próprios irmãos? Dos 38 presidentes da República do Brasil, 30% foram militares e 90% deles chegaram ao poder pelo golpe! O que realmente nós somos, uma democracia ou uma República Bananeira onde temos que receber ordens de generais? E nunca acertamos a conta com eles, como fez a Argentina e o Chile! Cadê os desaparecidos? Algum general foi preso ou pagou pelos crimes da ditadura?
VAI TERMINAR EM PIZZA
Após arroubos, desconfianças, trocas de comandos e demissões, Lula parece seguir José Múcio da Defesa, se recompondo com os militares. Almoçou no Comando da Marinha, fez visita com a cúpula da Aeronáutica e encontrou generais comandantes do Exército. Deu sinais para Múcio convencer o PT a desistir de mexer na Constituição. Vai acabar em pizza sem mudanças! “No início protegemos o governo dos militares, agora protegemos os militares do Governo”. É isso!
A ÚLTIMA DELES
O TCU detectou irregularidades da Defesa e dos Militares desviando recursos de combate a Covid-19 para a compra de salgados típicos para serem servidos em coquetéis, sorvetes e refrigerantes. Além disso houve compra de 12 mil quilos de cortes nobres de filé mignon e picanha, “violando os princípios de recursos tão caros à sociedade, oriundos do endividamento da União, agravando ainda mais a crise social e econômica do país”. Estão calados até agora!
RECONSTRUÇÃO DO CENTRO
Professor de ciência política da Unesp, Ângelo Del Vecchio, dizia: “todas as vezes que o centro (equilíbrio da política) se esfacela, há radicalismo e golpe de estado”. Bolsonarismo radicalizou à direita e domina oposição a Lula e ofusca alternativas no centro e na direita moderada e a esquerda radicalizou ao outro. Lideranças de MDB, União Brasil (PFL) e PSDB tentam força tarefa para recompor o Centro como alternativa ao lulo-petismo e ao bolsonarismo. É difícil!
ESPÍRITO DE CORPO
O STF derrubou a prisão especial para detentores de diplomas universitários, medida republicana acertada, pois se configurava incompatível com o princípio constitucional da igualdade de todos perante a lei. Agora o STF teria obrigação moral de derrubar prisões especiais de políticos, oficiais militares, ministros religiosos, advogados, membros dos MPs e até de juízes. Do contrário, continuaremos a ter dois tipos de cidadãos: os especiais e os não!
ENSINO MÉDIO CANCELADO
O novo Ensino Médio, cuja implementação estava em curso com muita dificuldade por causa da falta de infraestrutura das escolas e formação de professores, foi suspenso pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu ministro da Educação sem sequer informar aos técnicos do Ministério que o implantavam. Uma medida considerada boa por especialistas e filósofos criada pelo Governo de Michel Temer se esvai! Nada que é bom neste país vai para frente!
SERIA RETALIAÇÃO?
As dificuldades de implantação das novas medidas foram apontadas aqui em nossa Seção, mas teriam que ser enfrentadas com investimentos e muito esforço. O entorno do ex-presidente Michel Temer, acusado de golpista pelos petistas, veem a suspensão como retaliação porque não foi o PT quem criou, embora tivesse acenado para tal. Para Temer a retaliação vai além com o fim do teto de gastos e as alterações pretendidas na reforma trabalhista. Êta bronca!
THAINARA FARIA
A deputada estadual Thainara Faria que teve uma das campanhas mais caras entre os eleitos, antes de acusar, precisa mostrar quando e em qual reportagem ou nota, foi perseguida pelo RCIA ou esta Seção, querendo acabar com a sua vida! A Seção procurou os editores do Portal que negaram veementemente, onde atua até um companheiro seu de PT. Ao contrário, tanto no Portal como nesta Seção, ela só recebeu elogios e encorajamentos!
A SÍNDROME DE VÍTIMA
Esta Seção conversou com outros jornalistas para entender o comportamento de Thainara e concluiu que sua psicologia é a de fazer carreira política e campanha se fazendo de vítima por ser “preta, pobre, bissexual”, perseguida pela imprensa e por políticos. Ela criticou, na Folha, severamente vereadores de Araraquara de persegui-la. Assim vai construindo sua carreira se vitimizando e ganhando votos de minorias e desavisados! Um dia a casa cai, cara deputada!
SIMONE TEBET
Quem estará com todo gás entre nós, no próximo dia 13, será a ministra do Planejamento, Simone Tebet, a terceira colocada na eleição presidencial (e que deu um nó em Ciro Gomes), vem proferir uma Aula Magna no Campus da Unesp de Araraquara (FCLAR), às 14 horas. E, às 16 horas participará de um debate sobre Reforma Tributária no CEAR, na Fonte. Tebet, que demonstra sempre muita desenvoltura e competência, vem a convite da Prefeitura e Câmara.