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Lula volta a Embraer Gavião em maio para ver montagem final dos caças Gripen E/F

O projeto dos caças Gripen está sendo produzido em duas linhas de montagem, uma na fábrica da Saab em Linköping, na Suécia (Gripen E), e outra na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, cidade próxima de Araraquara. A versão biposto “F” está sendo produzida apenas em Gavião. Lula vai acompanhar a finalização da montagem final.

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O Gripen E é produzido na Suécia e o biposto F em Gavião Peixoto

O presidente da República Luís Inácio Lula da Silva deve retornar à região de Araraquara em maio, sem data definida ainda, para acompanhar na Embraer em Gavião Peixoto o lançamento da montagem final de quinze caças Gripen E como parte da transferência de tecnologia para o fornecimento de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), dentro do Programa F-X2.

Quatro aeroestruturas do Gripen incluindo a asa, as fuselagens dianteira, central e traseira foram trazidas de Linköping, na Suécia, para Gavião Peixoto, em São Paulo, em meados de fevereiro.

Para a montagem final na Embraer, as aeroestruturas estão sendo enviadas das fábricas da Saab em Linköping e da Fábrica de Aeroestrutura, localizada em São Bernardo do Campo (São Paulo). As peças serão montadas na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, que começará a operar no final de abril. Lula, contudo virá logo em seguida para acompanhar a implantação do projeto da Embraer

Única fábrica dos aeroestruturas do Gripen fora da Suécia, a Fábrica de Aeroestruturas está localizada na cidade de São Bernardo do Campo e conta com profissionais altamente qualificados, resultado da transferência de tecnologia em curso.

Desde sua origem, nos anos 1990, o Gripen possuía certas limitações em termos de carga e raio de ação. Foi pensando em mitigar essas deficiências e manter a aeronave eficaz pelas próximas décadas que a Saab desenvolveu uma nova versão, mais robusta e com aviônica de ponta: o Gripen E/F.

Desenvolvido pelas empresas Saab da Suécia e Embraer Defesa e Segurança do Brasil, o projeto será produzido em duas linhas de montagem, uma na fábrica da Saab em Linköping, na Suécia, e outra na fábrica da Embraer Defesa e Segurança (EDS), em Gavião Peixoto no Brasil, cidade próxima de Araraquara. A versão biposto “F” será produzida apenas no Brasil, mas precisamente em Gavião.

Na sua vinda em janeiro a nossa cidade, Lula e Janja desceram na Embraer em Gavião, para constatarem os estragos feitos pelas chuvas em dezembro

Na última semana de outubro de 2022, foi finalizada a primeira fuselagem dianteira do Gripen E, que é a célula onde fica o piloto. Nela serão instalados o assento ejetor, comandos de voo como manche e pedais, o canopi, o radar AESA, os displays de cabine e toda a aviônica da aeronave. A fuselagem foi enviada para a Suécia para compor a cadeia global de suprimentos para a produção dos próximos caças, uma vez que as estruturas produzidas no Brasil e na matriz são idênticas e podem ser instaladas em qualquer caça Gripen E.

A parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos. Um amplo programa de transferência de tecnologia, que está sendo executado em um período de dez anos, está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio das empresas parceiras que participam do programa Gripen Brasileiro.

No decorrer desse período, mais de 350 técnicos e engenheiros brasileiros estão participando de treinamentos teóricos e práticos, na Suécia, para adquirirem o conhecimento necessário para a execução das mesmas tarefas no Brasil. (Informações Guilherme Wiltgen)